O que fazer para ter menos sono durante o dia? - Blog Colchões Americanflex

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Dicas

O que fazer para ter menos sono durante o dia?

  • 24 de janeiro de 2018
Mulher espreguiçando no colchão Americanflex

Nada mais desagradável do que acordar e sentir o corpo e mente cansados, não é? Quando não dormimos direito, sentimos aquela fadiga durante o dia todo, fator que prejudica nossa produtividade, capacidade de raciocínio, disposição e bem-estar. E aí, como não sentir sono durante o dia?

Existem vários problemas, inclusive de saúde, que podem causar essa condição de cansaço e sono fora de controle. Entre eles, destacam-se a insônia e a apneia do sono, que prejudicam a qualidade das horas dormidas e geram um cansaço incomum no dia seguinte. Nestes casos, é muito importante procurar ajuda médica para encontrar uma solução adequada para o problema.

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A boa notícia é que alguns hábitos também podem ser melhorados para evitar o sono durante o dia. Ficou curioso? Então conheça as principais causas desse problema e confira nossas dicas para ter um sono saudável e um dia cheio de energia!

Quais são as principais causas do sono durante o dia?

Na maioria das vezes, as causas do sono durante o dia estão relacionadas com a presença de alguns hábitos inadequados que criamos e levamos para o nosso cotidiano.

Isso, de modo geral, é uma boa notícia, pois mostra que com algumas alterações em nossa rotina é possível restabelecer o controle sobre o nosso sonho e ter uma qualidade de vida muito mais elevada, com dias muito mais produtivos.

Os principais hábitos nocivos que nos fazem sentir muito sono durante o dia incluem:

  • uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • falta de exercícios físicos;
  • prática de atividades físicas durante a noite;
  • estresse;
  • alimentação inadequada;
  • abuso de medicações;
  • consumo de alimentos estimulantes antes de dormir;
  • uso de colchões ou travesseiros inadequados ou de má qualidade.

Além disso, alguns problemas de saúde podem ter alguma relação com esse problema, como veremos a seguir.

Que doenças podem ter alguma relação com o sono durante o dia?

Como mencionado no tópico anterior, algumas alterações em nossa saúde podem fazer com que o sono seja prejudicado e, consequentemente, contribuindo para o surgimento do cansaço durante o dia.

Algumas das principais doenças ou síndromes que podem afetar o sono durante a noite e fazer com que nos sintamos cansados pela manhã são:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • síndrome das pernas inquietas;
  • diabetes;
  • dores crônicas;
  • anemia;
  • apneia do sono;
  • alterações hormonais.

Por isso, se você tem sérias dificuldades de pegar no sono ou mantê-lo durante a noite, converse com um médico e faça um check-up para eliminar causas fisiológicas para o cansaço durante o dia.

Como não sentir sono durante o dia?

Agora que já conhecemos as principais causas da falta de sono durante a noite e o consequente cansaço excessivo no dia seguinte, que tal conferirmos algumas dicas para evitar ambas situações e ter muito mais qualidade de vida em nosso dia a dia? Continue a leitura e fique por dentro!

Durma na medida certa

Dormir de menos ou demais pode prejudicar a sua saúde e qualidade do seu sono. Para evitar que isso aconteça com você, fique atento à média necessária de repouso: adultos podem dormir durante 7 a 9 horas, enquanto crianças e adolescentes devem descansar 10 horas por noite. Saiba o que melhor se ajusta a você!

A melhor forma de garantir um tempo adequado de sono diariamente é se deitar mais cedo e seguir outras dicas para reorganizar o relógio biológico, como veremos.

Evite distrações na hora de dormir

Quem nunca se preparou para dormir, ligou a televisão e de repente se viu superinteressado por um programa, perdendo-se nas horas e esquecendo de repousar? Esse é um dos erros mais comuns cometidos pela sociedade atual, que está constantemente conectada às tecnologias mais diversas.

Deitar e ver televisão, jogar videogame, ficar no computador ou smartphone, definitivamente, não é uma boa forma de se preparar para uma noite de descanso. Isso porque as luzes — e até mesmo o interesse pelos programas/leitura/jogos — afetam a qualidade do sono, impedindo corpo e mente de relaxar para dormir.

Por isso, a hora de se deitar deve ser sagrada. O ideal é que o quarto esteja escuro e sem distrações, garantindo as condições ideais para que o corpo relaxe e alcance as fases mais profundas do sono.

Tome um banho frio ao acordar

Tem dificuldades para ‘’pegar no tranco’’ pela manhã e começar as suas tarefas? Não seja por isso: basta tomar um bom banho para despertar o corpo de maneira efetiva e evitar a sonolência que acomete a maioria de nós no começo do dia.

Um banho de água fria é uma receita natural e milenar para se livrar da sonolência. A água fria estimula o organismo, ativa os sistemas e coloca o corpo todo em alerta. Ela também é ideal para liberar aquela sensação de cansaço que pode existir depois de noites que não foram tão revigorantes.

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Crie uma rotina de sono

Se o sono durante o dia é um problema, você deve criar uma rotina para dormir e acordar. Isso significa delimitar um horário para ir para cama e para levantar todos os dias, inclusive nos fins de semana.

Essa medida evitará que você vá para a cama antes de estar realmente sonolento e fique rolando de um lado para o outro em vez de dormir, prevenindo contra a ansiedade e o retardo do sono.

Consuma alimentos estimulantes pela manhã

Se a sua sonolência não é recorrente, uma boa solução para evitar o cansaço durante o dia é consumir alimentos e bebidas estimulantes e ricos em cafeína, como:

  • café forte;
  • guaraná em pó;
  • energéticos;
  • açaí;
  • chocolate preto;
  • chá de gengibre.

Esses alimentos aumentam a disposição do organismo, pois aceleram os batimentos cardíacos e melhoram a circulação sanguínea, evitando a sensação de sonolência. Contudo, é bom ressaltar que esta é uma medida paliativa que não deve ser usada diariamente, já que pode aumentar o risco de problemas cardíacos e prejudicar a absorção de cálcio.

Tome cuidado com os cochilos

Quando sentimos sono durante o dia, a primeira coisa que pensamos é em tirar uma sonequinha para resolver o problema, não é? No entanto, isso pode gerar ainda mais problemas para dormir à noite, mexendo com o relógio biológico e deixando o nosso organismo um tanto quanto confuso.

Se você estiver muito cansado, compense com um cochilo leve, de até 20 minutos, sempre que possível no início da tarde. Do contrário, seu sono pode ser prejudicado, criando um efeito cascata de noites mal dormidas.

Tenha um ritual de relaxamento

Atualmente, nós vivemos um dia a dia muito corrido e um tanto quanto caótico. Por isso, o nosso organismo demora a entender que chegou a hora de dormir, já que estamos constantemente ‘’ligados’’.

Por isso, prepare seu quarto e sua mente para o momento de dormir: tome um banho quente, deixe a luz mais baixa e em uma temperatura agradável — nem muito quente ou muito frio —, coloque uma música relaxante e beba um leite morno ou chá calmante. Assim, a mente desacelera e o corpo começa a se preparar para o momento do repouso.

Invista em um bom colchão

Fique atento: se após uma noite de sono você observar o corpo dolorido ou outros desconfortos, é sinal de que está na hora de trocar o colchão. Ele é parte importante para garantir sua qualidade do sono. Portanto, certifique-se de que o seu colchão é confortável e que mantém sua coluna alinhada ao se deitar.

Colchões ortopédicos são uma boa pedida para garantir boas noites de sono: por serem feitos de mola e contarem com uma espuma de viscosidade mais elevada, eles têm maior densidade e oferecem mais resistência.

Faça exercícios físicos pela manhã

Praticar exercícios físicos diariamente é uma ótima pedida para evitar o sono durante o dia. Isso acontece porque a prática de atividades físicas libera endorfina, que além de despertar o corpo para o dia, estimula a sensação de bem-estar, conforto e bom humor. Tudo o que precisamos para começar bem o dia, certo?

Ao mesmo tempo, é importante salientar que a prática de atividades físicas durante a noite é um grande erro. Isso faz com que o corpo fique muito ativo e que seja ainda mais difícil pegar no sono na hora correta.

Evite refeições pesadas à noite

A forma como você se alimenta também afeta a qualidade do seu sono. Para garantir uma noite leve, longe dos pesadelos ou mal-estar, aposte em uma alimentação leve duas ou três horas antes de dormir. Açúcar e cafeína, por serem estimulantes, também devem ser evitados próximos do momento de repousar, pois podem prejudicar o sono.

Priorize, antes de dormir, refeições mais leves e de fácil digestão. Saladinhas, torradas ou frutas são uma boa pedida, além de chás e bebidas em temperatura um pouco mais elevada.

Pratique meditação

Se a sua ansiedade é a causa das noites mal dormidas, a meditação é uma excelente forma de evitar a sonolência durante o dia. O motivo é simples: meditar reduz a ansiedade e o estresse, problemas que afetam diretamente a qualidade do sono. O resultado é uma noite mais revigorante e um dia muito mais cheio de energia!

Viu só como não sentir sono durante o dia não é assim tão complicado? Com pequenas mudanças de hábito, é possível garantir uma noite de sono de qualidade e eliminar aquela sonolência que atrapalha sua produtividade.

Quer conhecer outras dicas para dormir melhor e cada vez mais cedo? Então, confira o nosso artigo com dicas para dormir mais cedo e aproveitar ainda mais os seus dias!

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