Dicas

Vai montar um home office no quarto? Veja por onde começar

  • 3 de abril de 2020

Em época de surto de coronavírus (Covid-19), o isolamento social é a prática recomendada pelos órgãos de saúde para barrar o aumento do número de mortos e pessoas contaminadas. Nesse contexto, muita gente está trabalhando de casa e enfrenta a realidade de montar um home office no quarto. Esse também é o seu caso?

Se sim, saiba que alguns aspectos precisam ser considerados antes de colocar a mão na massa. Afinal de contas, por mais que estejamos em nossos lares, é preciso ter em mente que os resultados precisam ser alcançados. Sendo assim, o espaço deve ser devidamente preparado para garantir o nosso bem-estar e a produtividade.

Neste artigo, vamos dar dicas para você acertar na hora de montar um home office no quarto e mostrar os cuidados que precisa tomar com a cama e o colchão nesse período no qual os casos de Covid-19 continuam. Acompanhe!

Quais são as dicas para montar um home office no quarto?

Confira, abaixo, as nossas recomendações para você montar um home office no quarto prático, organizado e funcional!

Defina o espaço

Primeiramente, é preciso definir o local do quarto, a fim de separar o ambiente pessoal do profissional. Se o seu imóvel é amplo, fica mais fácil. Porém, em espaços menores o desafio é grande. Para facilitar, procure fazer uma divisória, nem que seja imaginária — com uma estante, por exemplo. Mas não se esqueça de garantir que a iluminação natural alcance o seu escritório.

Escolha móveis adequados

Móveis práticos, funcionais, fáceis de limpar e confortáveis são os mais recomendados para quem vai montar home office no quarto. Você não vai precisar de muita coisa além de mesa, cadeira e estante ou gavetas para guardar documentos. Antes de adquirir a mobília, observe a qualidade e se as dimensões são adequadas para o novo espaço de trabalho. Esses cuidados são importantes para não perder tempo e dinheiro.

Providencie uma boa iluminação

Já dissemos que a iluminação natural é fundamental em um home office. Além de garantir economia de energia, ela faz bem à saúde e contribui com a sua produtividade. Porém, o que fazer nos dias mais nublados? Como fica a situação de quem está habituado a trabalhar no horário noturno? Aí não tem jeito, é preciso recorrer à luz artificial. Opte por luminárias e pontos de luz acima da mesa, que reproduzam o efeito do sol. Seja qual for o caso, apenas tome cuidado com reflexos e sombras na tela do computador.

Mantenha a organização

Agora que você é o responsável por montar o próprio escritório, fica sob sua responsabilidade a organização do espaço. Aliás, esse fator é imprescindível para o bom andamento das atividades e uma rotina produtiva. Convenhamos que é impossível trabalhar em um ambiente em que tudo está fora do lugar, concorda? Já pensou precisar encontrar o contato do fornecedor com urgência, mas não saber exatamente onde deixou a agenda? Para o seu bem e o da empresa, lembre-se de manter as coisas em ordem.

Atente à postura

Voltando à mobília, outro ponto importante na montagem do escritório em casa é a escolha da cadeira. Afinal, é sobre esse móvel que você vai passar grande parte do seu tempo de trabalho, logo, ele precisa garantir total segurança e conforto.

Mas não esqueça de sentar-se adequadamente (coluna ereta e pés paralelos apoiados no chão) para evitar problemas de coluna e dores no corpo e nas articulações. Não é porque você está trabalhando de casa que os cuidados com a postura devem ser deixados de lado, ok?

Instale um quadro de avisos

As agendas de papel e virtuais, sem dúvida, são grandes aliadas no cumprimento de nossas atividades. Mas já que você é dono do seu próprio escritório, que tal colocar um quadro de avisos na parede? Com ele, fica muito mais fácil visualizar as obrigações do dia e da semana. Além disso, os quadros são ótimas opções para organizar tarefas, fazer brainstorming e processar ideias. Por isso, podem fazer uma grande diferença nos resultados do seu trabalho.

Tenha apenas o essencial

Como dissemos, você não precisa de muita coisa para montar um home office no quarto. Inclusive, quanto menos volume, melhor. Assim o espaço se torna mais clean e, por conseguinte, produtivo. Portanto, tudo o que for desnecessário ou não tiver utilidade, doe para quem precisa ou descarte. Sabe aquela papelada que não serve nem para rascunho? A reciclagem será um destino promissor para ela.

Como cuidar da cama e do colchão?

A cama e o colchão também são focos de microrganismos, portanto, é fundamental adotar práticas de higiene que os mantenham livres ao máximo da contaminação e garantam uma boa noite de sono, especialmente em época de Covid-19. Manter as janelas abertas durante o dia e garantir que o sol adentre no quarto já são excelentes maneiras de preservar os seus móveis e a sua saúde.

Se a sua cama for box, não esqueça de passar o aspirador de pó regularmente, a fim de eliminar poeira e prevenir o surgimento e a proliferação de organismos invisíveis a olho nu, como os ácaros, os quais provocam reações alérgicas. Em estruturas de madeira ou aço, é possível realizar a limpeza com pano macio e o uso de produto químico que não comprometa o móvel.

Os colchões, por sua vez, requerem um cuidado ainda maior, pois os microrganismos podem adentrar nele e ameaçar seu sono e sua saúde. Logo, é importante utilizar capas protetoras que reduzam as chances de isso acontecer. Ainda assim, elas devem ser retiradas para que o colchão respire, evitando o surgimento de mofo devido à umidade.

Outra recomendação é virar o colchão periodicamente. Da mesma forma, ele precisa ser higienizado de forma adequada, se ocorrer algum evento que justifique tal prática. Quando o produto está com manchas ou odores muito fortes, o ideal é esfregá-lo com água oxigenada 10 volumes.

Em seguida, devemos passar um pano com água sobre ele, para depois polvilhá-lo com bicarbonato de sódio e borrifá-lo com vinagre de álcool branco. É preciso deixar a solução agir por uma hora e, por fim, passar aspirador de pó com pano úmido. O colchão só deve voltar a ser utilizado quando estiver completamente seco.

E então, gostou das nossas dicas de como montar um home office no quarto? Nesse período de pandemia de coronavírus, todo cuidado é necessário para proteger a sua saúde e a das pessoas de que você gosta. A orientação é manter o isolamento social até que os órgãos de saúde assim recomendem e adotar práticas que impeçam a contaminação, como trabalhar de casa e fazer a higienização das mãos e do próprio lar com rigor.

Se você achou os nossos conselhos para montar um escritório em casa úteis, que tal disseminá-los para outras pessoas? Compartilhe-os, agora mesmo, em suas redes sociais!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder