Dicas

Como ter mais energia? Confira 10 dicas para conquistá-la e ser mais produtivo!

  • 26 de julho de 2017
Confira 10 dicas para ter mais energia e ser mais produtivo! | Americanflex

Ter muita disposição física e mental é imprescindível para enfrentar a rotina cada vez mais corrida, que inclui casa, trabalho, academia etc. Mas a pergunta é: como ter mais energia?

Em busca de respostas para esse questionamento, muita gente acaba investindo em métodos mirabolantes para melhorar a disposição. No entanto, é possível aumentar o pique com a adoção de pequenos hábitos no dia a dia, como ir para a cama mais cedo.

Quer saber como tornar o seu dia mais produtivo? Então, está no lugar certo! A seguir, você confere 10 dicas que vão dar um gás no seu ânimo. Acompanhe!

1. Alimente-se bem

Parece clichê, mas a alimentação está diretamente relacionada à nossa disposição. Além de adotar um cardápio balanceado e nutritivo — rico em frutas, verduras, cereais integrais etc. —, existem alguns alimentos capazes de aumentar a nossa energia.

Confira alguns deles:

  • açaí;
  • água de coco;
  • banana;
  • maca peruana;
  • guaraná;
  • oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas etc.);
  • mel;
  • aveia;
  • chocolate amargo;
  • chá verde.

Além de investir em uma dieta balanceada, é necessário comer pequenas porções diversas vezes ao dia — de preferência, de três em três horas. Isso evita o exagero e a ingestão de alimentos calóricos, o que diminuiria a energia e a produtividade.

2. Capriche no café da manhã

Ao adotar um café da manhã saudável e caprichado, a tendência é que as próximas refeições tenham menores quantidades de comida — fato crucial para evitar aquela sensação de empanzinamento que ocorre após o almoço.

Por isso, tenha um desjejum reforçado. O ideal é consumir proteínas, vitaminas e carboidratos — de preferência os integrais. Frutas, pães, iogurtes, ovos mexidos e grãos (aveia, linhaça etc.) são exemplos de alimentos que podem ser inseridos no café.

Lembre-se de que, ao acordar, o seu corpo tem um pico de glicose. O resultado é uma energia instantânea, que logo cai. O ideal, portanto, é que você coma alimentos que abaixem o índice glicêmico — sempre que possível, evite farinhas brancas.

3. Tenha uma boa noite de sono

Sabemos o quanto uma noite mal dormida pode prejudicar a nossa produtividade, certo? Por isso, invista em métodos que aumentem a qualidade do seu sono.

Nesse sentido, existem algumas dicas que podem te ajudar. Veja:

  • uma hora antes de dormir, pare de mexer no celular ou computador;
  • deixe o seu smartphone desligado ou no modo silencioso enquanto dorme;
  • avalie a necessidade de trocar o seu colchão ou travesseiro;
  • adquira colchões que melhorem a qualidade do seu sono (existem modelos que ajudam na temperatura corporal, modelos com espumas que adaptam perfeitamente ao corpo, entre outros);
  • não assista filmes de terror ou suspense antes de dormir;
  • tente acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive aos finais de semana.

4. Faça exercícios regularmente

Com a correria do dia a dia, é comum não termos tempo (ou disposição) para praticar alguma atividade física. Entretanto, os exercícios regulares são capazes de melhorar a nossa disposição diária. Isso ocorre porque o organismo é motivado pela ação da endorfina liberada, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Além disso, as atividades físicas estimulam a capacidade do corpo de enfrentar uma exigência. Desse modo, ele encontra formas de se adaptar frente a um novo desafio.

No entanto, tenha cuidado com o horário escolhido para exercitar-se. Dê preferência para a manhã e evite movimentar-se demais nas horas antes de dormir.

colchão ideal para você

5. Faça pequenas pausas no seu dia

Alguns trabalhos podem ser muito maçantes e acabar com a nossa energia. Por isso, é essencial fazer pequenas pausas durante uma atividade. Tire cinco ou dez minutos para tomar café, beber água, caminhar um pouco ou responder a mensagem de um amigo.

Durante as pausas você oxigena o cérebro, relaxando-o e preparando-o para voltar à concentração. Dessa forma, a produtividade aumenta e os insights aparecem.

6. Não seja perfeccionista

Uma pessoa perfeccionista precisa usar o cérebro por mais tempo e com mais intensidade. Com isso, ela acaba desperdiçando energia na execução de tarefas que já deveriam estar finalizadas.

Sendo assim, analise de forma realista o que pode ser feito durante o tempo que você possui. Depois, deixe de lado a tentativa de ser perfeito e siga o seu planejamento.

7. Beba bastante água

Você, provavelmente, sabe da importância de beber muita água, certo? O que você pode desconhecer é que mesmo uma leve desidratação pode alterar o volume do sangue.

A consequência disso é um maior esforço do coração para bombear o sangue, o que faz com que o organismo reduza a velocidade com o que os nutrientes chegam às células.

Portanto, tente beber dois litros de água por dia — mesmo no inverno. Para não esquecer, uma dica é levar uma garrafinha dentro da bolsa. Ah, lembrando que os líquidos gelados são excelentes para aumentar o pique!

8. Invista em momentos relaxantes

Muita gente acredita que, para revigorar a energia, é necessário gastar muito dinheiro em um Spa. Entretanto, alguns truques feitos em casa podem surtir o mesmo efeito.

Tome um banho quentinho e sem pressa, faça uma hidratação no cabelo, esfolie o rosto, espalhe ervas aromáticas pela casa, medite, pratique yoga… Enfim, descubra o que te relaxa e invista nisso!

9. Não deixe a sua vida sexual de lado

Depois de um dia cansado, o sexo é a última coisa que queremos, certo? Entretanto, durante a excitação, o corpo libera diversas substâncias — dopamina, endorfina e serotonina — que elevam o humor, a felicidade e a disposição.

Além disso, a prática sexual relaxa, energiza e reequilibra o corpo. Dessa forma, as chances de você acordar bem-humorado e feliz aumentam significativamente.

Vale lembrar, contudo, que sexo deve ser feito sempre com responsabilidade, ok?

10. Escolha muito bem as suas companhias

Infelizmente, muitas pessoas têm o poder de “sugar” a nossa energia. Geralmente, elas são tagarelas ao extremo, reclamam demais, só falam da própria vida ou mal dos outros. Quem entra nessa relação pode demorar para perceber o quanto isso faz mal.

Assim, preserve o seu bem-estar e escolha muito bem as suas amizades. Coloque limites em pessoas que te prejudicam e, se for preciso, corte a relação. Lembre-se de que a sua saúde física e mental deve vir sempre em primeiro lugar!

E aí, gostou das nossas dicas sobre como ter mais energia? Se elas forem úteis para você, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a aumentarem a disposição!

Colchões Americanflex

Sem Comentários

Responder