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Música para dormir: descubra como e por que ela pode ajudar

  • 31 de dezembro de 2018
música para dormir

Ter uma noite completa de sono é quase como uma missão impossível, não é? São tantas coisas para dar conta que as 24 horas disponíveis em um dia acabam sendo insuficientes para resolver tudo, prejudicando o nosso descanso. Se esse também é seu caso, você precisa conhecer mais sobre música para dormir.

Relaxar 100% para uma noite de sono não é uma tarefa simples, principalmente com o uso descontrolado de gadgets, como smartphones, tablets e notebooks, que afetam o repouso e nos impedem de desconectar. A boa notícia é que essas mesmas ferramentas podem potencializar o sono por meio de canções e composições tranquilizadoras.

E não se trata de lenda urbana: a ciência explica o papel da música para a nossa saúde. Se você quer se aprofundar no tema e ainda conferir os estilos mais recomendados para ter um bom repouso, continue conosco e faça a leitura do conteúdo a seguir!

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Como a ciência explica a eficácia da música para dormir?

Nesse momento, você pode estar se perguntando como ruídos e barulhos podem ajudar a ter uma noite de sono melhor, mas a gente explica. Embora muitos acreditem que o silêncio absoluto seja o mais adequado para dormir, estudos já comprovaram que escutar música eleva a qualidade do sono, diminui a frequência cardíaca e o ritmo da respiração, provocando, assim, relaxamento.

Isso não é tudo; a música também aumenta nossa capacidade de memorização, conforme demonstrou um estudo alemão da Universidade de Tübingen. Durante a pesquisa, 11 pessoas realizaram testes em que foram expostas a estímulos sonoros.

Quando tais sons se sincronizam com o ritmo das ondas cerebrais, foi constatado que as pessoas se lembravam com maior facilidade sobre o que haviam aprendido na noite anterior.

Outros estudos

Pesquisadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, observaram as respostas de um questionário direcionado a 651 pessoas acerca dos hábitos de sono, quais canções elas ouviam antes de dormir e qual a razão da escolha. Além do poder de relaxamento, os estudiosos concluíram que a música é utilizada como uma forma de bloquear estímulos internos e externos que atrapalhariam o repouso noturno.

Já pesquisadores do Instituto de Ciências do Comportamento da Universidade Semmelweis, em Budapeste, na Hungria, analisaram os efeitos do uso da música sobre o sono. Ao todo, participaram do estudo 94 estudantes de 18 a 28 anos que relataram problemas para dormir. Eles foram divididos em três grupos — um deles ouviu canções clássicas antes de adormecer.

Foi comprovado que a música reduz a pressão arterial, a ansiedade e as frequências cardíaca e respiratória, além de propiciar o relaxamento muscular e a distração dos pensamentos. De acordo com a pesquisa, a qualidade do sono melhorou, e até mesmo os sintomas depressivos dos alunos foram reduzidos. Os pesquisadores entenderam que se trata de um método eficaz que auxilia no tratamento da insônia.

Outra pesquisa, realizada pelo Colégio Acadêmico Max Stern em parceria com o Centro Médico Haemek, em Israel, concluiu que músicas com sons de piano e violino auxiliam no sono de pacientes em situação de estresse pós-traumático.

Tipos de música

A grande questão a respeito da eficácia do som para o sono é o tipo de música. Imagine ouvir um axé na hora de dormir? Provavelmente você não conseguiria ignorar os pedidos de “tire o pé do chão” que as letras sugerem e ficaria ainda mais agitado, certo?

Para aumentar a qualidade do repouso, as músicas devem ser calmas, relaxantes e, principalmente, terem um ritmo que combine com as nossas oscilações cerebrais enquanto dormimos. Alguns estudos comprovaram o êxito das músicas com frequência menor que 1 Hertz, por exemplo.

Quais os estilos musicais mais aconselhados?

Já entendemos que as faixas muito agitadas podem causar um efeito inverso ao esperado no quesito sono tranquilo. Entretanto, o número de músicas permitidas é grande. Do ponto de vista científico, uma aposta certeira é a música clássica, que se mostrou perfeita para melhorar a qualidade do sono. Além das composições mais conhecidas, ao fazer uma busca rápida no Google, você encontrará mais uma infinidade de opções.

Elas utilizam, em sua maioria, beats binaurais, que estimulam certa atividade ou frequência cerebral. Os tipos de ondas cerebrais que trabalham com as notas musicais são conhecidos como Gamma, Beta, Alpha, Theta e Delta.

Seguindo o mesmo raciocínio da música para dormir, estão disponíveis também os mantras. O gênero tem origem hinduísta e não é muito conhecido, mas foi criado para ajudar em diversos aspectos, como facilitar a concentração, trazer energias positivas e, claro, adormecer.

Quais músicas não podem ficar de fora da playlist?

As melhores músicas para dormir variam de pessoa para pessoa, já que nosso gosto é muito particular. Ainda assim, como citado acima, há alguns trechos já conhecidos que cumprem os requisitos e funcionam para trazer relaxamento.

Estamos falando de músicas eruditas, produzidas por músicos muito famosos no mundo todo. Os mais populares são Beethoven, Mozart, Bach e Tchaikovsky. Experimente colocar para tocar algumas de suas composições antes de deitar e veja se elas ajudam na hora de dormir.

Embora o estilo clássico tenha potencial, sabemos que esse não é o gênero preferido de muitas pessoas. Então, se você acha que esse não é o seu estilo e gostaria de algo mais moderno, também temos sugestões. Que tal Ed Sheeran, Coldplay e Sam Smith para relaxar no momento do repouso?

Saiba que estes nomes não estão aqui à toa. Em 2015, o Spotify fez uma pesquisa sobre as canções mais escutadas na hora de dormir, e quem ficou em primeiro lugar foi o cantor Ed Sheeran.

A pesquisa analisou 2,8 milhões de listas de músicas criadas por usuários com a intenção de dormir, e foi o nome do cantor e compositor britânico que mais apareceu entre elas. Então, seguindo as sugestões do Spotify, confira agora mesmo nossas dicas de playlist para dormir!

Thinking Out Loud — Ed Sheeran

A música é um som romântico que fez um enorme sucesso e foi número um em diversos países, como Dinamarca, Holanda e Nova Zelândia. Foi lançada no segundo álbum de Ed Sheeran, o X, de 2014.

Stay With Me — Sam Smith

Com milhões de cópias vendidas em todo o mundo e vencedora do prêmio Grammy em 2015, Stay With Me tem melodia suave e envolvente. Impossível não embarcar nessa bela canção, concorda?

Love Like You Do — Ellie Goulding

Essa canção gostosa de ouvir fez parte da trilha sonora do filme “50 tons de cinza”, lembra-se? Pois é, ela também está entre as preferidas de quem deseja relaxar e pegar no sono.

I See Fire — Ed Sheeran

“Bela e viciante”, é assim que alguns ouvintes definem I See Fire, de Ed Sheeran. Vamos concordar que o som, de fato, transmite uma enorme sensação de paz. Perfeita para relaxar e sonhar.

All Of Me — John Legend

Profunda, romântica, tocante: All Of Me pode nos fazer esquecer de tudo e ir para onde quisermos sem sair do lugar. É por nos ajudar a desligar dos problemas que talvez ela esteja na playlist de quem deseja ter uma noite de sono tranquila e revigorante.

Earned It — The Weeknd

Essa melodia bastante peculiar também esteve na trilha sonora de “50 tons de cinza” e concorreu à categoria Melhor Canção Original na cerimônia do Oscar em 2016. Há quem diga que ela é ótima para dormir.

Let Her Go — Passenger

Esse lindo e apaixonante hit ganhou o mundo e conquistou a certificação de platina em dezenas de países. Perfeito para quem deseja aliviar as tensões do dia e pegar no sono sem nem mesmo perceber. Experimente!

Skinny Love — Birdy

Skinny Love é uma canção da banda norte-americana Bon Iver que ganhou uma roupagem mais suave na voz de Birdy. Bastante peculiar, ela fez parte da trilha sonora do filme “Um Porto Seguro”.

Weightless — Marconi Union

Com duração de 8 minutos, Weightless, do grupo Marconi Union, é uma música extremamente relaxante. Sua produção envolveu o trabalho de terapeutas sonoros. Por isso, ela comprovadamente induz ao sono.

Send My Love — Adele

Nossa dica de hits para pegar no sono termina com Send My Love, da cantora Adele. Embora a melodia não seja das mais calmas, ela é bastante envolvente e faz muitos ouvintes dormirem sem se dar conta.

Também é importante saber que, para uma faixa funcionar como tranquilizante, ela deve parecer familiar para você, ou seja, deve estar entre as suas preferências musicais. É por isso que não é qualquer som que serve para todas as pessoas. Na verdade, a única forma de entender o que é mais eficaz para seu descanso é se aventurar no universo sonoro e experimentar.

Mas, atenção: você precisará ser paciente. Segundo estudos, os benefícios da música durante o sono só são percebidos, em média, após três semanas. A boa notícia é que, além de um repouso melhor, o som pode ajudar a reduzir a ansiedade, aumentar a produtividade no trabalho, impulsionar treinos físicos e até mesmo aliviar dores.

Dá para acreditar que as canções trazem tantos benefícios? Apostar em alguma música para dormir é uma ótima forma de ter noites mais tranquilas e relaxantes para enfrentar a rotina pesada durante o dia. Para isso, basta escolher a faixa que traz calma e deixa o som envolver você enquanto descansa.

Gostou deste conteúdo? Então, que tal ler agora sobre as vantagens da meditação antes de dormir? Confira no nosso próximo artigo!

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4 Comentários

  • MARCIO RIBEIRO DE OLIVEIRA

    Mais Opções para ouvir musicas relaxantes

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    • Americanblog

      Olá Marcio,
      Para aumentar a qualidade do repouso, as músicas devem ser calmas, relaxantes e, principalmente, terem um ritmo que combine com as nossas oscilações cerebrais enquanto dormimos. Alguns estudos comprovaram o êxito das músicas com frequência menor que 1 Hertz, por exemplo.
      Além das opções mensionadas, uma aposta certeira é a música clássica, que se mostrou perfeita para melhorar a qualidade do sono. Além das composições mais conhecidas, ao fazer uma busca rápida no Google, você encontrará mais uma infinidade de opções.

      Reply
  • Laura

    Maravilhoso esse texto. Nos dias de hoje principalmente onde todo o mundo estamos passando por momentos realmente atormentadores. Amei o blog! 😀

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    • Americanblog

      Olá Laura, muito obrigado!
      Estamos sempre postando novas dicas que ajudam na qualidade do sono, nos acompanhe!

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