Relaxamento

Entenda o que é sono reparador e a sua importância para o corpo!

  • 24 de maio de 2019
sono reparador

Ter uma noite revigorante é um privilégio para poucos. Além da falta de tempo, o excesso de responsabilidades com o trabalho e com a família faz a pessoa funcionar o tempo todo no 220V, o que deixa a cabeça agitada e o corpo inquieto. Com isso, ter um sono reparador fica complicado e bocejar durante o dia vira rotina.

Assim como a quantidade, a qualidade do repouso é indispensável para a saúde do corpo e da mente. Por isso, preparamos este texto, para quem não consegue relaxar e já acorda cansado pela manhã. Quer entender como o seu organismo se beneficia de uma boa noite de descanso? É só chegar mais!

A diferença entre qualidade e duração do sono

Ainda que o recomendado seja um repouso de 6 a 8 horas por noite, dormir mais não é sinônimo de descansar. Existem alguns costumes prejudiciais para o descanso, pensar excessivamente nos problemas, por exemplo, leva a ter pesadelos, o que impede que o organismo relaxe e recupere as energias. O resultado disso é acordar sem ânimo e vigor.

Como consequência da falta de descanso, o metabolismo fica desequilibrado: a pessoa se cansa rapidamente, sente mais fome, fica irritada e tem dificuldades para se concentrar e raciocinar. Por isso, é importante desligar a mente e ter uma noite tranquila, para não ter turbilhões de pensamentos antes de pegar no sono.

As características de um sono reparador

Quanto a pessoa dorme com qualidade, ela não desperta durante a noite, não tem pesadelos e não sente dores no corpo pela manhã. Ao acordar, a disposição para cumprir as tarefas é maior — ela não foge dos problemas, mas sente que é capaz de resolvê-los. Se você não se sente assim, tem motivos de sobra para rever seus hábitos noturnos.

Dormir bem oferece muitos benefícios, tais como:

  • aumentar a disposição;
  • elevar o humor;
  • turbinar a produtividade;
  • ajudar na concentração;
  • facilitar a memorização.

O que fazer para dormir melhor

Por mais gostoso que seja se enrolar nas cobertas, tem horas que parece impossível ter sossego para fechar os olhos. Para contornar a situação, existem algumas atitudes simples que ajudam a aproveitar melhor cada minuto na cama.

Tenha regularidade nos horários

Além de ser prejudicial para a saúde, ficar acordado até tarde impacta a produtividade no dia seguinte. Isso deixa qualquer pessoa desmotivada, independentemente da atividade, e aumenta a sensação de fracasso. Ter regularidade nos horários ajuda o corpo a descansar e renovar as energias, para tornar cada minuto de trabalho mais proveitoso.

Melhore a alimentação noturna

Antes de dormir, o ideal é comer alimentos leves, que estimulam o metabolismo e ainda ajudam a perder peso — tais como frutas e carnes magras. Evite alimentos energéticos, como carboidratos e gorduras, para não formar aquela barriguinha. Nada de assaltar a geladeira de madrugada, combinado?

Faça exercícios de respiração

Para acalmar o corpo após um dia estressante, exercícios simples de respiração ajudam a tranquilizar os pensamentos. Basta inspirar por três segundos, segurar o ar por cinco segundos e soltar por sete. Além de oxigenar o cérebro, essa pequena atividade ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a controlar a ansiedade.

Considere trocar de colchão

Ainda que o colchão seja o top do mercado, a durabilidade é um fator-chave. Mesmo se for de mola ou de espuma, o peso do corpo modifica o formato do colchão, ao longo do tempo, prejudicando a estabilidade e o conforto. Por isso, não fique mais do que cinco anos com o mesmo colchão; trocá-lo é uma das formas mais imediatas para descansar melhor.

Dormir não é perda de tempo, mas sim um investimento na saúde e no bem-estar. Valorizar o momento de descanso significa cuidar de si mesmo, se preocupar com a estabilidade do organismo e com o equilíbrio espiritual. Portanto, nada melhor do que um sono reparador para manter a qualidade de vida e aguentar o ritmo pesado.

Outra forma de dormir profundamente é preparar uma bebida bem relaxante. Se quiser saber mais, veja também nosso texto com dicas de chás para ajudar no sono. Não se esqueça de ligar o despertador!

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