Relaxamento

Quais exercícios podem ser feitos durante a gravidez? Confira os 6 melhores

  • 30 de abril de 2019
Exercício gravidez

Ao se preparar para o nascimento do bebê, as mães precisam encarar diversas tarefas. Afinal, é necessário organizar a casa, arrumar o quarto, elaborar o enxoval, além de montar um plano de parto. Entretanto, é essencial reservar um tempo do seu dia para se exercitar, já que esse hábito traz diversos benefícios para a gestação.

Os exercícios durante a gravidez preparam o corpo para o parto, evitam as dores nas costas e fortalecem o assoalho pélvico. Ainda, há um controle do ganho de peso, o que diminui os riscos de desenvolver o diabetes gestacional, por exemplo.

Assim, é importante que esse hábito passe a fazer parte rotina, sendo fundamental considerar as orientações médicas, a saúde da gestante e a fase da gravidez.

Quer saber quais atividades podem ser realizadas? A seguir, listamos 6 ótimas opções. Continue a leitura para conferir!

1. Yoga

É normal que a mãe fique ansiosa à espera do bebê e, por isso, proporcionar um momento de calma e de autoconhecimento é imprescindível. Nesse sentido, a yoga é um dos melhores exercícios para praticar durante a gestação, pois ela ajuda a relaxar, combate o estresse e não oferece riscos.

Além disso, as posições voltadas para a postura são ideais para fortalecer os músculos e aliviar as dores nas costas. Esse tipo também é excelente para trabalhar a respiração, o que pode ajudar no parto.

A prática da yoga ainda cuida do assoalho pélvico, o que é essencial, já que o músculo fortalecido evita a incontinência urinária. Ao mexer corretamente com essa região, há um controle maior dos movimentos de relaxamento e de contração, facilitando o parto.

Contudo, antes de começar a fazer yoga, é necessário conversar com o seu médico e procurar orientação profissional. O ideal é que os exercícios sejam feitos regularmente e em um local tranquilo. As posições de barriga para baixo e invertidas devem ser evitadas para não forçar o abdômen.

2. Pilates

O pilates é outra atividade de baixo impacto e que ajuda a relaxar. Assim como a yoga, ele trabalha a respiração e pode trazer mais tranquilidade para a mulher. O assoalho pélvico e os músculos do abdômen também são fortalecidos com a prática — sendo um excelente benefício, já que durante a gestação a musculatura abdominal costuma se distender.

É normal que, na gravidez, a postura fique prejudicada. Assim, o pilates é uma ótima forma de realinhar e evitar o desconforto. Os membros superiores e inferiores também são fortalecidos, o que garante mais disposição.

Além disso, os movimentos favorecem a circulação sanguínea, evitando o inchaço e as câimbras. No entanto, é imprescindível optar por posições que não forcem o abdômen e sempre respeitar os limites do corpo da gestante.

3. Caminhada

Dentre os melhores exercícios durante a gravidez vale citar a caminhada, que pode ser praticada ao ar livre — ampliando a sensação de bem-estar. Os benefícios vão desde o aumento da disposição até o fortalecimento dos músculos do abdômen e pernas, melhor sustentação do bebê e controle do ganho de peso.

Porém, é essencial ter alguns cuidados, como evitar caminhar em terrenos irregulares e íngremes para não sobrecarregar as articulações e o coração. A prática do exercício também deve ser feita nos horários de menor incidência solar, a fim de evitar insolação.

O calçado precisa ser adequado à atividade, assim como as roupas, que devem ser leves e permitir a transpiração. Ademais, é essencial se manter hidratada, e o ideal é não caminhar mais do que 1 hora por dia.

4. Hidroginástica

Por ser praticada na água, a hidroginástica é uma atividade excelente para as gestantes, pois há uma diminuição do impacto dos movimentos e um alívio do peso da barriga. Esse exercício ajuda a fortalecer o assoalho pélvico e o abdômen, melhora o condicionamento físico, além de trabalhar todos os músculos do corpo.

A hidroginástica é uma ótima escolha, porém a intensidade da aula deve respeitar a gestação. É importante ficar atenta aos sinais do seu organismo: se a respiração se tornar irregular e se você estiver sentindo muito calor, é hora de parar e retomar o fôlego. Esse cuidado é fundamental, pois se a respiração ficar comprometida, o bebê pode sofrer com a baixa oxigenação.

5. Bicicleta ergométrica

Já para quem gosta de pedalar, é possível se beneficiar com a prática de exercícios na bicicleta ergométrica. Andar de bicicleta na rua durante a gravidez pode ser considerada uma atividade arriscada por causa das quedas. Por isso, optar por esse aparelho de ginástica é uma solução segura.

Esse tipo de atividade fortalece o coração e aumenta o condicionamento físico. O ideal é que a bicicleta tenha um encosto para que a região lombar não receba toda a carga. O tronco precisa estar na posição ereta para evitar dores após o exercício.

Fique de olho no ritmo cardíaco, já que os batimentos não devem ultrapassar 140 por minuto — caso aconteça, diminua a intensidade. Ainda é importante utilizar roupas adequadas que permitam a transpiração e investir em um calçado que encaixe da melhor maneira nos pedais.

6. Alongamento

O último entre os melhores exercícios durante a gravidez é o alongamento, que tem como objetivo favorecer os movimentos do corpo. Isso é ótimo, visto que com a gestação e o crescimento da barriga, fixa mais difícil se locomover.

O alongamento também ajuda a aliviar dores e previne o inchaço nas pernas. Além disso, é uma prática que relaxa, elimina o estresse e amplia a oxigenação. Entretanto, é imprescindível respeitar os limites do seu corpo para não distender nenhum músculo. A orientação é fundamental e garante que tudo aconteça de maneira segura.

Os exercícios durante a gravidez são essenciais para cuidar da saúde da mamãe e do bebê. Enquanto ele estiver na barriga, é fundamental proporcionar as melhores condições para o seu desenvolvimento. Assim, após conhecer as boas opções de atividades, converse com o seu médico e decida qual a alternativa ideal para a sua fase gestacional.

Depois de se mexer ao longo do dia, é preciso descansar para acordar renovada. Conheça as mudanças no sono na gravidez e saiba como dormir melhor!

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