Dicas

Afinal, qual o melhor colchão de espuma para cada biotipo?

  • 6 de março de 2019
melhor colchão de espuma

A dúvida sobre qual o melhor colchão de espuma é frequente para muitas pessoas que desejam fazer a troca do produto, pois ele deve proporcionar conforto e bem-estar durante as noites de sono. Para isso, é preciso levar em conta o biotipo da pessoa que o utilizará.

O colchão feito em espuma é flexível e de simples adaptação. Apesar disso, uma escolha errada pode prejudicar a qualidade do sono e até a saúde. Logo, é fundamental optar por um item que garanta o apoio correto do corpo e diminua os esforços musculares durante a noite.

Neste post, você verá o que considerar ao adquirir um novo colchão de espuma, qual a importância do produto para um sono de qualidade e qual a melhor alternativa para o seu biotipo. Confira!

Quais fatores levar em conta ao adquirir um colchão?

Para identificar qual o melhor colchão de espuma, alguns requisitos precisam ser observados. Saiba quais são eles!

Peso e altura do comprador

Ao escolher o colchão de espuma, é importante que ele tenha o tamanho ideal e a firmeza necessária para sustentar o peso do usuário sem ceder.

Quanto maior o peso de uma pessoa, mais concentrada deve ser a espuma em cada metro cúbico do colchão. Já a compra do produto em conformidade com a nossa altura garante a posição correta e confortável na hora de dormir.

Tipos de espuma

Um colchão de espuma pode ser o melhor para algumas pessoas e não ser para outras. Isso porque há diferentes tipos de materiais usados na fabricação do produto. Desas forma, é fundamental conhecer as características de cada item para adquirir algo que atenda perfeitamente às suas necessidades.

Um colchão pode ser feito de espuma viscoelástica, um material utilizado inicialmente pela Nasa para revestir as naves espaciais. Ele se adapta bem ao corpo, pois proporciona o alinhamento adequado do pescoço e da coluna. Além disso, é hipoalergênico e regula a temperatura corporal.

Outro material capaz de controlar a temperatura do corpo é a espuma em gel, que também auxilia na ativação da circulação sanguínea e atenua as dores musculares. Já a Hiper AMX é uma espuma de última tecnologia com alta resiliência, quando você pressiona e solta, ela volta a forma original com bastante rapidez.

É válido lembrar que determinados modelos contam, ainda, com uma camada de espuma sobreposta ao colchão. Conhecida como pillow top, essa manta extra proporciona mais conforto durante as noites de sono, além de aumentar a durabilidade do produto.

Tecido

O tecido utilizado na fabricação do colchão é essencial para protegê-lo por mais tempo e influencia, principalmente, no toque do produto com a pele. Um exemplo é o poliéster, um material elástico que facilita o ajuste dos lençóis.

Já as opções de tecido acetinado deixam o colchão ainda mais macio, sendo ideais para quem deseja um conforto maior. Entram nessa categoria os modelos com fios de algodão e seda. Há também forros com fibra de bambu, que absorvem bem a umidade e aliviam o calor, especialmente nos dias mais quentes.

Qual a importância do colchão para a qualidade do sono?

Um ambiente totalmente escuro, silencioso e bem arejado é fundamental para dormir bem. Mas, todo esse cuidado não adianta nada se o colchão for inadequado para o seu biotipo. Portanto, para ter boas noites de sono, é preciso optar por um produto que se ajuste às características do seu corpo.

Do contrário, os problemas não demorarão a aparecer. Queixas de dores musculares, na coluna, de cabeça ou em todo o corpo são comuns por pessoas que repousam sobre um colchão vencido ou inapropriado. Até mesmo o nosso bem-estar emocional pode ser afetado pelas noites maldormidas.

Objeto de vários estudiosos, a qualidade do sono deve ser uma preocupação de todos os indivíduos que buscam viver com saúde. É durante o repouso que descansamos o corpo e a mente e memorizamos novos aprendizados. A produção de hormônios também ocorre enquanto dormimos.

Pessoas adultas que dormem o período adequado — de sete a nove horas por noite — acordam mais dispostas, são mais produtivas e emocionalmente mais fortes. Portanto, na hora de comprar um novo colchão, lembre-se que o produto precisa proporcionar conforto total para o seu sono.

Qual o melhor colchão de espuma para você?

Densidade

densidade está relacionada à quantidade de matéria-prima usada na confecção do produto por metro cúbico. É preciso ter em mente que pessoas com peso elevado precisam de um colchão com mais espuma para sustentar o corpo de forma adequada.

O Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) desenvolveu uma tabela que indica o modelo ideal para cada pessoa de acordo com o seu biotipo. Para quem pesa até 50 quilos, um colchão com densidade 23 é suficiente. Já indivíduos entre 70 e 100 quilos ou normalmente precisam de um produto com densidade D33, a depender de quanto medem de altura. É sempre recomendado consultar a tabela do INER.

Certificação

Para identificar qual o melhor colchão de espuma, repare também se ele conta com a certificação do Inmetro. O selo assegura que o produto foi produzido em conformidade com os padrões de qualidade vigentes. Além da certificação do Inmetro, existe também a certificação Pró-Espuma, que é averiguada pelo INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso) periodicamente através de testes muito rigorosos. No Brasil atualmente há mais de 400 fábricas de colchões, porém, apenas 5 possuem o selo Pró-Espuma.

Um bom colchão é formado por matérias-primas sem mistura e, quando bem cuidado, tem longa duração. A quantidade de espuma, o tipo de tecido e a altura do produto devem ser condizentes com as características do corpo da pessoa que vai utilizá-lo.

Dimensões

As medidas do colchão de espuma, como já dissemos, precisam ser adequadas às nossas características para proporcionar conforto e bem-estar durante o sono. Portanto, esse é um fator importante a ser observado na hora de adquirir o produto.

Os colchões de solteiro padrão medem 78 cm ou 88 cm de largura e 188 cm de comprimento, existe também o tamanhão solteirão com 100cm de largura e 200cm de comprimento Já as dimensões dos modelos de casal são variadas, sendo possível encontrá-los no tamanho de 138 cm de largura e 188 cm de comprimento. Há, também, as opções queen, com 158cm de largura e 198cm de comprimento e king com 193cm de largura e 203cm de comprimento.

E então, aprendeu qual o melhor colchão de espuma para o seu biotipo? Na hora de adquirir o produto, lembre-se de procurar uma loja de referência em entrega de soluções que melhoram a qualidade do sono, combinado?

Agora que você já sabe o que levar em conta ao escolher um colchão, confira os diversos modelos feitos em espuma oferecidos pela Americanflex!

Colchões Americanflex

Sem Comentários

Responder