Dicas

Afinal, de quanto em quanto tempo devo trocar o travesseiro? Descubra!

  • 4 de setembro de 2019
trocar travesseiro

Na hora de dormir, o travesseiro tem a importante função de sustentar o peso da cabeça e alinhar a coluna cervical. É por esse motivo que escolher o modelo ideal, assim como a altura adequada, é fundamental para preservar a saúde da coluna, evitar dores nas costas e ombros e também uma noite mal dormida, o que acarreta não só mau humor como um prejuízo em todas as funções metabólicas do organismo.

Além de levar para casa um modelo correto e confortável, também é essencial realizar a troca dos travesseiros em, no máximo, um ano. Afinal, esse acessório é usado todos os dias e há grande acúmulo de poeira, ácaros e secreções em seu interior.

Neste artigo, explicaremos qual é a importância do travesseiro para a saúde e porque deve-se trocar travesseiro periodicamente. Além disso, leia dicas sobre como aumentar a vida útil do seu modelo. Acompanhe!

Qual é a importância do travesseiro para a saúde?

Como falado, os travesseiros têm a função de estabilizar a coluna cervical (ou o pescoço) durante o sono, o que garante o seu alinhamento adequado. Isso é importante porque a falta de alinhamento gera uma postura inadequada, o que reflete no dia seguinte como cansaço e mau humor e dores no pescoço, ombros, costas e lombar.

Além disso, caso a má postura aconteça rotineiramente, pode-se desenvolver desvios e lesões na coluna, prejudicando a postura, atividades físicas e até o trabalho. Nesse caso, pode-se citar os populares “bicos de papagaio”, cifoses e lordoses como problemas comuns.

Outra repercussão importante da falta de um travesseiro correto é no sono. Afinal, é durante a noite que o organismo regula todas as suas atividades e prepara a mente para os desafios do dia seguinte.

Sendo assim, pessoas que não dormem bem, o que é muito comum devido a má postura noturna, estão frequentemente cansadas e mau humoradas, além de serem mais propensas a desenvolver distúrbios metabólicos e doenças como depressão, hipertensão arterial e obesidade.

Para não sofrer com os prejuízos da má postura noturna, deve-se escolher um travesseiro de altura adequada. Quem dorme de barriga para baixo, por exemplo, necessita de um modelo mais fino, visto que a distância entre o pescoço e o colchão é menor do que quando adota-se a posição de lado. Além disso, é fundamental escolher modelos de travesseiros de qualidade e, é claro, trocá-los no prazo correto.

Quando deve-se trocar travesseiro?

A maioria das pessoas fica com seus travesseiros por longos anos, o que é uma atitude que pode fazer mal para a saúde. Os travesseiros devem ser trocados a cada 1 ano de uso, visto que após esse período o produto não oferece mais a sustentação adequada para a coluna.

Abaixo, listamos outros motivos para trocar o travesseiro. Confira!

Alterações na forma

A cabeça e o pescoço tem um peso considerável e, com o passar do tempo, acontecem alterações na forma do travesseiro. Esse fato pode prejudicar a sustentação da cervical, uma vez que a altura do travesseiro diminui.

Manchas

As secreções orgânicas podem causar manchas, assim como o envelhecimento do tecido que recobre o recheio dos travesseiros.

Desconforto

A má posição noturna, causada pelo desgaste do travesseiro, trará desconforto durante a noite e também no dia seguinte, uma vez que o descanso não é feito plenamente.

Alergias

O enchimento dos travesseiros acumula ácaros, poeira e bactérias ao longo dos anos. Com os cuidados corretos, diminui-se a quantidade desses micro-organismos e sujeiras, mas é fato que eles sempre estarão presentes, o que pode acarretar alergias respiratórias ou de pele.

Acúmulo de material orgânico

Os travesseiros estão em contato com várias secreções humanas, como o suor, a lágrima e a saliva. Além disso, o seu interior absorve pequenos fragmentos de pele morta, que se desprendem a todo o momento, assim como cera de ouvido e pelos. Esse material orgânico é fonte de alimento para ácaros e bactérias.

Desgaste

Um modelo de travesseiro adequado para o uso é difícil de ser dobrado e, após essa ação, retorna a sua forma inicial rapidamente. O mesmo não acontece com travesseiros que precisam ser trocados, visto que demoram bastante para se desdobrar e, em alguns casos, nem se desdobram. Esse é um indício de desgaste.

Como aumentar a vida útil do travesseiro?

Além de fazer a troca periódica, você deve tomar alguns cuidados com o seu travesseiro para aumentar a vida útil dele. Saiba como logo abaixo!

Faça a higienização periódica

É importante ler as instruções de uso e lavagem antes de jogar a embalagem do travesseiro fora. Isso porque alguns modelos, como os de penas, plumas e espuma (tanto flocada quanto inteira) não podem ser lavados. Já outros materiais podem ser facilmente limpos com a ajuda da máquina de lavar.

Em casos que não é possível higienizar os travesseiros em casa é recomendado recorrer a locais especializados a cada 6 meses de uso.

Exponha seu travesseiro à luz

Uma boa medida de conservação é expor os travesseiros a uma luz indireta, sem capa protetora, mas com a fronha. Ou seja, jamais deve-se expô-lo diretamente ao sol. Essa medida ajuda a eliminar a umidade do interior do travesseiro, o que normalmente deve-se a transpiração e ao meio ambiente.

Além disso, essa ação é útil para eliminar focos de fungos e cheiros desagradáveis.

Utilize capa protetora

Colocar uma capa protetora em todos os travesseiros também é uma ótima dica. É importante que ela seja impermeável, para proteger o interior de secreções humanas, umidade e de possíveis acidentes com líquidos na cama, o que é muito comum, principalmente com crianças.

Dê preferência para materiais de qualidade

É possível que você já tenha se perguntado porque existem preços tão diferentes para travesseiros. Isso está relacionado a tecnologia utilizada para sua fabricação e, sem dúvida, com a sua qualidade.

Além de garantir que o travesseiro dure os doze meses de uso máximo recomendados, os materiais de qualidade contribuem para a saúde e bem-estar das pessoas. Nesse caso, a dica é não se preocupar somente com o preço e sempre dar preferência para marcas reconhecidas no mercado.

E então, entendeu a importância de trocar travesseiro periodicamente para a sua saúde? Se já está na hora de olhar um novo modelo você deveria dar uma olhada no site da Americanflex. Por lá é possível encontrar modelos para todos os gostos!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários