Relaxamento

Afinal, o que é sonho lúcido? Descubra os seus mistérios!

  • 10 de agosto de 2018
sonho lúcido

Talvez você já tenha percebido, durante o sonho, que toda aquela trama não passava de uma fantasia. Se você viveu essa experiência, você sabe o que é sonho lúcido!

Apesar da lucidez onírica ser impressionante, alguns aspectos desses sonhos ainda não estão muito claros para a ciência. Quer saber mais sobre alguns mistérios que permeiam os sonhos conscientes? Continue a leitura para descobrir!

Promoção desconto 10%

O que é sonho lúcido?

Sonho lúcido é um estado do sono em que o sujeito tem consciência de que está sonhando. Essa percepção permite que a pessoa altere a narrativa do sonho, de acordo com a sua vontade — o que é fascinante, pois sonhos não possuem limitações físicas e tudo pode acontecer.

Além de ser muito divertido, sonhos lúcidos podem ajudar pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático ou com pesadelos. Outro benefício descrito é a melhora de habilidades na vida real, em atividades que foram praticadas durante o sonho.

Quem descobriu o que é sonho lúcido?

Os sonhos lúcidos são fenômenos milenares, descritos em diversas culturas. Hieróglifos egípcios são um dos registros mais antigos de que a consciência pode sair do corpo.

Apesar de a ideia ser antiga, o termo foi cunhado apenas em 1913, por Frederick van Eeden.

Como esse tipo de sonho ocorre?

Como os sonhos lúcidos ocorrem ainda é uma grande questão para os cientistas. Na década de 60, Celia Green concluiu que essa experiência onírica está relacionada com falsos despertares e com as fases do sono, sobretudo o estágio REM.

Em 2000, Steve LaBerge conduziu experimentos científicos que detectaram diferenças de comportamento e de padrões cerebrais entre pessoas com sonhos normais e com sonhos lúcidos.

Mais recentemente, o neurocientista J. Allan Hobson hipotetizou que o reconhecimento de que se está em um sonho deve acontecer no córtex pré-frontal. Mesmo com esses estudos, alguns mecanismos psicofisiológicos dos sonhos lúcidos ainda são contestáveis.

Como ter um sonho lúcido?

Testes de realidade

A principal técnica para aprender a reconhecer que se está sonhando é praticar testes de realidade. Esses testes consistem em hábitos criados e repetidos inúmeras vezes no dia a dia. Após condicionamento, o sujeito vai automaticamente, repetir o teste no sonho.

Se a pessoa perceber que o resultado do teste for algo não natural — como o peão que nunca para de girar no filme “A Origem” —, ela será capaz de identificar que o que está vivendo não é real.

Testes de realidade são ferramentas importantes em métodos para induzir consciência onírica.

Método MILD

MILD é uma sigla para “indução mnemônica de sonho lúcido”, em inglês. Antes de dormir, repita para si mesmo que terá um sonho lúcido. Após quatro a seis horas de sono, acorde e escreva o sonho que acabou de ter.

Volte a dormir pensando no sonho que teve e em um teste de realidade. Você deverá retornar para o mesmo sonho. Quando for feito o teste de realidade, você deverá estar lúcido.

Método WBTB

Em inglês, WBTB é uma abreviação para “acordar e voltar para a cama”. Esse método é parecido com o MILD.

Porém, quando você acordar, levante da cama e realize alguma atividade que prenda a sua atenção por cerca de 25 minutos. Volte para a cama mentalizando seu sonho e seu teste de realidade.

Método CAT

CAT, em inglês, é uma sigla para “técnica do ajuste de ciclo”. Nesse método, acorde 90 minutos mais cedo do que o de costume durante uma semana.

Na semana seguinte, alterne os dias entre acordar 90 minutos mais cedo e acordar no horário normal. Esse hábito condiciona o seu cérebro para estar mais ativo do que seu corpo durante a fase REM. Após essas duas semanas, faça o teste de realidade e fique atento ao seu resultado.

O estado de lucidez durante o sonho desperta a curiosidade de muita gente. A boa notícia é que qualquer pessoa pode ter sonhos lúcidos. Como todos nós sonhamos e temos consciência, induzir sonhos lúcidos é uma questão de prática.

Quer saber como ter um sonho lúcido? Então, leia nosso outro artigo e descubra os segredos das fases do sono!

Colchões Americanflex

Sem Comentários

Responder