Dicas

Ritual do sono: Como incentivar seu filho a dormir

  • 23 de maio de 2018
Rotina do sono

E chegou a hora do seu filho ir dormir! Um banho quente, uma história, amamentar ou levar para ele um leitinho na cama. Absolutamente tudo conspirando para que ele sinta sono e durma. Mas cadê o sono? Seu filho ainda está agitado? Hora de pensar se você tem preparado o ritual do sono para ele dormir.

Nossos filhos vivenciam muitas atividades nos dias de hoje. Além das atividades fora de casa, estão quase sempre conectados à TV, ao Tablet ou em brinquedos que os excitam. Então, é importante pensarmos que o organismo deles está ‘a todo vapor’ e precisam sim ir desacelerando aos poucos.

A verdade é que dormir é o reflexo de todo um dia onde nossos pequenos tem novidades e muito agito. E se são pequenininhos, o pouco do mundo que desvendam, já é para eles um grande motivo de excitação. Eles têm muito o que descobrir!

O que evitar?

Não se engane: postergar a hora de dormir para garantir que sejam colocados na cama ‘mortos de sono’, por consequência do cansaço físico e não mental, é um prato cheio para os tão temidos despertares noturnos. O organismo está tão sobrecarregado de cortisol que impede que a criança tenha um sono consistente!

Como criar o ritual do sono

Nós, pais, é que devemos prestar atenção até onde tantas novidades podem ir, ou seja, já sabendo do momento que pretendemos colocá-los na cama, ir desacelerando-os pouco a pouco, recolhendo-os ao quarto, diminuindo a luz, buscando brincadeiras mais calmas e conversar bem baixinho, contribuindo para que o momento pré-sono seja o mais propício possível para uma boa noite de sono.

Quais os benefícios?

E o ponto principal destas atitudes é entender que só este preparo possibilita a produção da melatonina, que é o hormônio do sono. A melatonina deve ser sempre o nosso foco se buscamos mais qualidade para o sono dos nossos filhos. Eles precisam também do descanso mental, que propicia a fase do sono REM, fonte para o desenvolvimento do cérebro na fase infantil, transformando as experiências vividas em lembranças duráveis e em habilidades.

Outro ponto crucial para que se entreguem ao sono com mais facilidade: sentir-se seguros. E esse sentimento de segurança depende muito da qualidade da nossa presença ao lado deles.
Então, se o dia foi de muita correria e/ou ausência, aproveite o momento pré-sono para ter mais contato com seu filho: cante, leia histórias, dê colo e carinho. Esse é o alimento do coração, e um coração “alimentado” dorme com mais facilidade. Já havia pensado nisso?

Então, guardem com carinho essa dica: muito carinho e atividades que desacelerem a criança! Pense em pouca luz para brincar um pouquinho no quarto para acabar de descarregar toda a energia, pouca luz para o banho, pouca luz para ler a historinha e muito carinho antes de colocá-lo na cama! E que venham a melatonina, o sono REM e um coração preenchido de amor!

Lívia Praeiro
8 horas – Consultoria do Sono Materno Infantil
Consultora Do Sono Materno Infantil desde 2015, após o nascimento de seu primeiro filho.
Hoje é mãe de dois (Miguel de 3 anos e Maria Luísa de 2 anos) e certificou-se na Escola Americana IMPI/ Califórnia, USA
Instagram: @8horas.cs

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

1 Comentário

  • Percilio everaldo bezerra

    Tenho muitos pesadelos

    Reply

Responder