Dicas

Você sabe como escolher um colchão de mola para sua cama?

  • 22 de agosto de 2018
Como escolher colchão de mola

A escolha do colchão certo é imprescindível para a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar. Um bom colchão de mola, por exemplo, possibilita uma noite de sono reparadora e garante o descanso necessário para termos disposição para as tarefas do dia.

Além disso, o produto previne a má postura noturna, principal causa de dores nas costas e até lesões na coluna. Como existem alguns tipos de mola no mercado, vale a pena saber mais sobre as tecnologias para não errar na escolha do modelo, concorda?

Neste post, você vai descobrir quais são os tipos de colchão de mola e as vantagens do produto. Além disso, vai ver as principais diferenças entre colchões de mola e de espuma e dicas de como escolher o modelo ideal para você. Confira!

Diferenças entre o colchão de mola e espuma

Existem diferenças básicas entre o colchão de mola e espuma. Entendê-las é fundamental para acertar na hora de trocar o modelo antigo por um novo. Sendo assim, descubra quais são as peculiaridades de cada item!

Colchão de espuma

Em geral, o colchão de espuma é mais em conta, porém, é preciso estar mais atento para a necessidade de trocá-lo. A recomendação é utilizar o produto por, no máximo, cinco anos. Após esse período, ainda que ele não esteja deformado, já não é mais capaz de sustentar o corpo como antes.

Esse modelo de colchão tem diferentes densidades, ou seja, quantidades de espuma por metro cúbico. Há itens feitos especialmente para crianças, outros para adultos de biotipos distintos. Portanto, é preciso observar o peso e a altura da pessoa para adquirir o produto ideal.

Colchão de mola

O colchão de mola é confeccionado para garantir firmeza anatômica, logo, responde muito bem às pressões exercidas pelo corpo. Ele é durável e resistente a deformações, promove o conforto térmico e não compromete a nossa circulação durante o sono.

Tal colchão conta com diferentes números de molas por metro quadrado. Quanto maior a quantidade, maior peso ele suporta. Logo, esse é o primeiro requisito a ser observado ao adquiri-lo. Muitas pessoas optam por esse modelo devido ao excelente custo-benefício. A seguir, separamos um tópico exclusivo com mais detalhes desse tipo de colchão.

Tipos de molas dos colchões

O colchão com molas internas tornou-se muito popular e é procurado com frequência nas lojas. O sistema de molas é feito de aço, um material muito resistente, que não se deforma com facilidade e pode suportar pesos mais elevados.

Esse sistema é coberto por um material que proporciona conforto e amortecimento para o corpo. Para acertar na escolha, é importante saber as diferenças entre as duas tecnologias de molas — bonnel e ensacadas. Entenda!

Bonnel

Chamada também de molejo TriPower, a tecnologia bonnel consiste em um sistema em que todas as molas do colchão estão interligadas entre si. Essa é uma ótima opção para quem não quer arcar com um produto de custo mais elevado, já que o seu preço costuma sair mais em conta que as alternativas individualmente ensacadas.

Tal tecnologia entrega um colchão muito confortável e que se adapta às curvas do corpo, de forma a permitir uma boa circulação durante o sono e também o alívio dos pontos de pressão. Como tem uma camada de revestimento acima de suas molas, o sistema não costuma fazer barulhos durante a noite.

Porém, por conta de as molas não serem independentes, os movimentos são transmitidos ao longo de todo o colchão. Isso pode incomodar os casais, principalmente se um dos parceiros muda de posição várias vezes durante a noite. Esse desconforto é mais acentuado quando há uma grande diferença de peso e estatura entre as pessoas.

Sendo assim, as molas bonnel são mais indicadas para pessoas solteiras ou crianças. Normalmente essa tecnologia suporta até 100 quilos, mas é importante checar a informação com o fabricante do colchão. Afinal, um modelo inadequado pode provocar dores nas costas, problemas para dormir e até diminuição da vida útil do colchão.

Individualmente ensacadas

As molas individualmente ensacadas são a melhor opção para quem deseja conforto, principalmente para casais. Como cada mola é embalada de forma individual, os movimentos serão absorvidos, o que manterá intacta a outra extremidade do colchão.

Sendo assim, essa tecnologia é muito procurada por casais com diferença grande de peso ou cujos parceiros se movimentam muito durante a noite. Desse modo, ambos conseguem ter um sono reparador e tranquilo.

Além de ser confortável, o modelo de molas ensacadas propicia uma posição anatômica durante o sono, visto que as molas respondem às diferentes pressões, respeitando o contorno corporal e suas extremidades.

Como as molas são individualmente ensacadas, há uma melhor circulação interna de ar, o que evita o aparecimento de umidade e fungos. Isso também mantém a temperatura agradável mesmo nas estações mais quentes.

Vale ressaltar, ainda, que esse modelo de colchão pode suportar um peso maior, de até 120 quilos. No entanto, é interessante checar essa informação com o fabricante, pois as tecnologias de molas ensacadas podem ser diferentes.

Vantagens do colchão de mola

Descubra, a seguir, quais são as principais vantagens do colchão de mola!

Adapta-se a todos os biotipos

Existem várias tecnologias e modelos de colchões, o que pode dificultar a escolha do melhor para você. O colchão de mola é muito confortável e se adapta a todos os biotipos, distribuindo com maior eficiência as pressões exercidas pelo corpo.

Garante o alinhamento postural

O colchão de molas ensacadas, em especial, foi feito para suportar às diferentes pressões. Por isso, como comentamos, ele se adapta ao corpo e garante o alinhamento da coluna, além de acomodar melhor os ombros e os quadris. Logo, é confortável e contribui para uma boa noite de sono.

Tem a temperatura agradável

Outra característica interessante é a circulação de ar na parte interna do colchão, visto que seu interior, por conter molas, não é compacto como o de espuma. Isso possibilita uma temperatura agradável, mesmo em meses mais quentes.

É durável

O colchão de mola tem maior durabilidade em comparação a outros modelos, como o de espuma. Os materiais de alta qualidade utilizados na fabricação do produto garantem que ele tenha uma longa vida útil. Mas atenção: reforçamos que é recomendado trocar esse item a cada cinco anos, não importa o tipo.

Escolha do colchão

Um colchão, de modo geral, não pode ser duro e nem mole demais. Afinal, é importante que ele sustente a coluna e dê apoio aos membros do corpo. Como a escolha é muito particular, recomenda-se ir a uma loja especializada e experimentar os mais diversos modelos.

Se for para o casal, é importante que os parceiros façam a escolha juntos. Além disso, reforçamos que, se um deles se movimenta com frequência durante a noite, é indicado dar preferência para o modelo de molas individualmente ensacadas. Dito isso, confira, agora, mais dicas para acertar na compra do seu colchão!

Tamanho

O colchão deve abrigar, tanto em largura quanto em comprimento, toda a extensão do corpo de forma confortável, seja para um ocupante, seja para dois. Repare, também, se ele é adequado às medidas de sua cama.

Densidade ou molejo

O molejo ou a densidade do colchão diz respeito à quantidade de molas e de espuma por metro cúbico que ele contém, respectivamente. São esses fatores que determinam o peso que o produto é capaz de suportar. Para garantir o conforto, é preciso escolher a alternativa ideal para o seu biotipo.

Espessura

Um bom colchão deve ter, pelo menos, 15 centímetros de espessura para que o corpo seja devidamente sustentado, de forma a proporcionar conforto durante o repouso. Desconfie de modelos com dimensão inferior.

Certificação

Ao adquirir um colchão, é preciso, ainda, se certificar de seu alto padrão de qualidade. Uma maneira de acertar nesse quesito é investigar se o produto conta com certificação.

Conforto

A escolha da alternativa ideal também deve levar em consideração o nível de conforto. O colchão de mola, por exemplo, pode ser macio, intermediário ou firme. Logo, adquira o item no qual você se sinta mais à vontade.

É importante destacar que, de tempos em tempos, o colchão precisa ser virado e deixado em um local arejado. Assim, você garante a sua durabilidade e o protege contra a ação de ácaros e a umidade, impedindo o mofo. O uso de capas protetoras também ajuda nessa tarefa.

E então, aprendeu a escolher um colchão de mola? Para acertar em cheio, é importante procurar pelo produto em uma empresa especializada e com boa reputação no mercado, que ofereça itens de alto padrão de qualidade, assim como a Americanflex.

Agora que você já sabe o que observar para adquirir o colchão perfeito, dê só uma olhada nos modelos disponíveis em nossa loja virtual. Está esperando o que para escolher o seu?

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder