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Sono da beleza: como dormir pode ajudar sua pele?

  • 14 de janeiro de 2020

Acordar com energia para encarar os desafios do dia a dia é fundamental. Mas, para que isso aconteça, é preciso dormir bem. Ter um colchão adequado ajuda bastante, pois evita as indesejadas dores ou noites maldormidas. De quebra, esse momento pode ser transformado em sono da beleza.

Você já deve ter ouvido essa expressão, certo? De fato, além de proporcionar benefícios à nossa saúde física e mental — aumento da concentração, melhora do humor, redução do estresse, prevenção de problemas cardíacos —, o sono traz melhorias para a aparência da nossa pele.

Por tudo isso, investir na qualidade do sono é uma obrigação de quem deseja viver bem. Ter uma rotina de preparação focada no relaxamento, portanto, é essencial. Isso inclui optar por roupas de cama confortáveis, evitar o ruído, o excesso de luminosidade e principalmente ter um bom colchão.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as vantagens do sono da beleza e o que você pode fazer para alcançá-lo. Confira!

Quais são as vantagens do sono da beleza?

Saiba, agora mesmo, quais benefícios o sono da beleza traz para as pessoas!

Recuperação celular durante as horas de sono

Para tirar o máximo proveito desse relaxamento, é importante dormir por um período suficiente. Enquanto você descansa, seu corpo continua em ação — e o ideal é que ele repouse, em média, por oito horas.

Nas primeiras três horas, o organismo começa a liberar o hormônio do crescimento (GH), que é responsável por manter a aparência jovial e radiante da pele. A partir dessa substância, produzida ao longo de toda a vida, são reparados os danos diários sofridos pela epiderme, evitando o processo de envelhecimento precoce.

Nas duas horas seguintes, aumentam os níveis de melatonina, que regula os estados de sonolência. Esse elemento é um antioxidante que atua na proteção das células contra os radicais livres.

Já nas três horas finais, os níveis de hormônio do estresse (cortisol) reduzem. No estágio REM (a última fase do ciclo), a pele passa por uma mudança de temperatura até ficar tão fria quanto possível. Isso relaxa os músculos, o que leva à fase de recuperação mais profunda do descanso.

Hidratação natural

Durante as horas de sono da beleza, é normal que você transpire mais. Isso acontece devido ao reequilíbrio da hidratação e à recuperação da umidade do seu corpo. Portanto, dormir é um hidratante natural que auxilia na suavização das rugas.

Quando se dorme mal ou poucas horas, acontece um desequilíbrio na produção da umidade cutânea, o que deixa a pele seca, reforçando as linhas de expressão e resultando em uma aparência cansada.

Pele mais viçosa

Ao dormir adequadamente e com qualidade, o sangue flui de maneira eficiente pelo seu corpo, o que contribui para uma oxigenação melhor. Com a chegada, sem dificuldades, do oxigênio a todas as células, a cútis ganha um aspecto corado e bonito.

Os níveis de cortisol também ficam na quantidade ideal, o que combate inflamações e alergias, além de beneficiar a aparência viçosa da pele.

Sistema imunológico mais forte

O sistema imunológico é responsável por combater doenças e infecções no seu organismo. Quando a qualidade do repouso é respeitada e o sono da beleza é adequado, há uma otimização nesse sistema e, consequentemente, na sua saúde.

Quem sofre com graves problemas de acne pode ver uma melhora significativa no tratamento graças a um sistema imunológico resistente. Afinal, se o corpo está suscetível à entrada de bactérias e vírus, combater inflamações torna-se uma tarefa praticamente impossível.

Processo de envelhecimento desacelerado

O colágeno é uma proteína responsável pela elasticidade e resistência da pele porque auxilia a sustentar as estruturas. Quando seus níveis ficam baixos, podem ocorrer o envelhecimento precoce, o aparecimento de rugas e a flacidez.

Dormir bem ajuda a retardar o processo de envelhecimento, fazendo com que a cútis mantenha a aparência firme e suave. Também é um hábito que evita o estresse, o qual pode afetar a produção de colágeno natural.

Como garantir um sono da beleza eficiente?

Se você pretende atingir o sono da beleza e usufruir dos seus benefícios, não deixe de se atentar às dicas que apresentaremos a seguir. Veja!

Escolha um colchão apropriado

Você deve saber que o colchão sobre o qual dorme influencia diretamente na qualidade do seu sono, certo? Sendo assim, será que o item escolhido é adequado às suas necessidades? Um bom parâmetro para responder essa pergunta é observar como se sente ao acordar.

Se as dores no corpo e a indisposição são frequentes, e já faz um bom tempo que você repousa sobre o mesmo artigo, talvez seja o momento de considerar a troca. Considere, por exemplo, substitui-lo pelo colchão de molas ensacadas, o qual se ajusta bem ao formato e à curvatura do corpo.

Se você prefere os colchões de espuma, são alternativas convencionais leves, duráveis (em média, cinco anos) e oferecem ótimo custo-benefício. Atente-se, porém, à densidade apropriada e ao conforto do tecido ao adquiri-los, combinado?

Invista em bons travesseiros

O travesseiro também é um acessório importante para proporcionar o devido conforto durante o sono e auxiliar em despertares revigorantes. Entre os modelos disponíveis, vale mencionar os confeccionados em espuma viscoelástica. Extremamente confortáveis, eles se adaptam perfeitamente à pressão do corpo e retornam ao formato original depois de utilizados.

Outra opção é o travesseiro de fibra siliconada. Ele é macio, durável e garante o aconchego tão desejado durante o repouso. É ideal para quem tem problemas respiratórios ou alergias.

Há, ainda, os travesseiros feitos com espuma Hiper AMX. Perfeitos para quem não abre mão do conforto térmico durante o sono, tais alternativas são resistentes e, ao mesmo tempo, bastante confortáveis. Além disso, suportam bem a pressão do corpo e são duráveis.

Prepare o ambiente para dormir

De nada adianta ter um excelente colchão e optar pelo travesseiro ideal, se você não preparar o ambiente para o sono. O espaço precisa ser mantido sempre arejado e, na hora do repouso, totalmente escuro. Por isso, desligue as luzes e os aparelhos eletrônicos — TV, computador, entre outros.

Para alcançar o sono da beleza, você também deve primar por um espaço silencioso. Portanto, vá “avisando” seu corpo e sua mente, aos poucos, que está na hora de dormir, evitando barulhos altos.

Há, ainda, quem lance mão de alguns “artifícios” para que o sono seja ainda mais tranquilo, revigorante e prazeroso. Um deles é a aplicação de essências no quarto, as quais têm propriedades aromáticas que combatem a ansiedade e o estresse. Uma alternativa são as músicas estilo mantra, que ajudam na concentração e nos trazem energias positivas.

Garantir uma boa noite de descanso é imprescindível para manter o corpo e a mente sãos. Além disso, quando o objetivo é atingir o sono da beleza, os cuidados precisam ser redobrados. Como vimos, dormir bem, além de revigorar as energias, traz inúmeros benefícios para a nossa pele, oferecendo uma aparência bonita e saudável.

Agora que você sabe quais são os aspectos positivos do sono, que tal apresentá-los a outras pessoas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

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