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Sono da beleza: como dormir pode ajudar sua pele?

  • 18 de dezembro de 2018
sono da beleza

Acordar com energia para encarar os desafios do seu dia é essencial. Para que isso aconteça, é preciso priorizar a qualidade do seu sono. Ter um espaço adequado para dormir ajuda bastante e significa, por exemplo, escolher bem o seu colchão. Assim, dá para evitar dores no corpo e noites mal dormidas.

Outras ações imprescindíveis incluem dar atenção aos travesseiros, preferir roupas de cama confortáveis, evitar ruídos e excesso de luminosidade. Ter uma rotina de preparação focada no relaxamento, portanto, é essencial.

Dormir bem aumenta a concentração, reduz o estresse, previne problemas cardíacos e melhora o humor. O momento também pode se transformar em sono da beleza e ajudar na saúde e aparência da pele.

Quer saber como o processo acontece? Continue a leitura e entenda por que esse descanso gera bons resultados no visual!

Recuperação celular nas 8 horas do sono da beleza

Para tirar máximo proveito desse relaxamento, é importante dormir por um período que seja suficiente. Enquanto você descansa, seu corpo continua em ação — e o ideal é que ele repouse por 8 horas.

Nas primeiras 3 horas o organismo começa a liberar o hormônio do crescimento (GH), que é responsável por manter a aparência jovial e radiante da pele. A partir dessa substância, produzida ao longo de toda a vida, são reparados os danos diários sofridos pela epiderme, evitando o processo de envelhecimento precoce.

Nas 2 horas seguintes aumentam os níveis de melatonina, que regula os estados de sonolência. Esse elemento é um antioxidante que atua na proteção das células contra os radicais livres.

Nas 3 horas finais, os níveis de hormônio do estresse (cortisol) reduzem. No estágio REM a pele passa por uma mudança de temperatura até ficar tão fria quanto possível. Isso relaxa os músculos, o que leva à fase de recuperação mais profunda do descanso.

Hidratação natural

Durante as horas de sono da beleza, é normal que você transpire mais. Isso acontece devido ao reequilíbrio da hidratação e da recuperação da umidade do seu corpo. Portanto, dormir é um hidratante natural que auxilia na suavização das rugas.

Quando se dorme mal ou poucas horas, acontece um desequilíbrio na produção da umidade cutânea, o que deixa a pele seca. Isso reforça linhas de expressão e dá uma aparência cansada.

Pele mais viçosa

Ao dormir adequadamente e com qualidade, o sangue flui de maneira eficiente pelo seu corpo, o que contribui para uma oxigenação melhor. Com a chegada, sem dificuldades, do oxigênio em todas as células, a cútis ganha um aspecto corado e bonito.

Os níveis de cortisol também ficam na quantidade ideal, o que combate inflamações e alergias, além de beneficiar a aparência viçosa da pele.

Sistema imunológico mais forte

O sistema imunológico é responsável por combater doenças e infecções no seu organismo. Quando a qualidade do repouso é respeitada e o sono da beleza é adequado, há uma otimização nesse sistema e, consequentemente, na sua saúde.

Quem sofre com graves problemas de acne pode ver uma melhora significativa no tratamento graças a um sistema imunológico resistente. Afinal, se o corpo está suscetível à entrada de bactérias e vírus, combater inflamações se torna uma tarefa praticamente impossível.

Processo de envelhecimento desacelerado

O colágeno é uma proteína responsável pela elasticidade e resistência da pele porque auxilia a sustentar as estruturas. Quando seus níveis ficam baixos, podem ocorrer o envelhecimento precoce, o aparecimento de rugas e a flacidez.

Dormir bem ajuda a retardar o processo de envelhecimento, fazendo com que a cútis mantenha a aparência firme e suave. Também é um hábito que evita o estresse, o qual pode afetar a produção de colágeno natural.

Garantir uma boa noite de descanso é imprescindível para manter o corpo e a mente sãos. Além disso, quando o processo é encarado como sono da beleza, traz inúmeros benefícios para a sua pele e oferece uma aparência bonita e saudável.

Agora que você já conhece todos esses aspectos positivos do sono, que tal cuidar melhor do seu? Como é a sua hora de dormir? Conte para a gente nos comentários!

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