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Sono no trabalho? Veja como superar esse problema!

  • 28 de dezembro de 2017
Sono no trabalho? Solução Americanflex

A rotina das pessoas tem ficado cada vez mais intensa e estressante. Com tantas atividades para realizar, as horas de sono são minimizadas e o corpo é levado ao limite. Entretanto, essa não é uma prática saudável. Provavelmente a escassez de sono será cobrada em algum momento.

O cansaço excessivo afeta a produtividade, fazendo com que a pessoa precise lidar com as consequências do sono no trabalho. Para evitar que isso atrapalhe a carreira, é importante entender essa condição, identificando suas causas e soluções.

Quais são as consequências negativas do sono no trabalho?

Quando sentimos sono, fica mais difícil manter o foco no trabalho e guardar as informações na memória. Esses fatores aumentam a probabilidade de cometer erros — você pode acabar perdendo prazos ou esquecendo compromissos importantes. O sono no trabalho também pode afetar negativamente a criatividade e a motivação.

Além disso, há consequências psicológicas quando as pessoas não descansam de forma satisfatória. O estresse e a ansiedade aumentam, deixando as emoções à flor da pele: fica mais difícil ter controle emocional e resolver conflitos, por exemplo. Dormir mal causa liberação de hormônios ligados à irritação, como a adrenalina e o cortisol.

O que pode causar esse problema?

Privação de sono

O principal motivo para sentir sono no trabalho é estar dormindo mal nos últimos dias. Muitas pessoas sacrificam suas noites quando têm assuntos urgentes para resolver. E ainda há aquelas que acreditam que dormir menos de oito horas já é suficiente. Entretanto, se o cansaço está maior no dia a dia, é importante rever sua rotina e a qualidade do seu sono.

Estresse

Quem está passando por situações estressantes pode acabar perdendo o sono à noite ou tendo dificuldade para relaxar. Em alguns casos, as pessoas até conseguem dormir, mas acordam cansadas mesmo assim. Se isso está acontecendo com você, o seu estado emocional pode ser o responsável.

Desmotivação no emprego

Há ocasiões em que o cansaço no trabalho não tem relação direta com a má qualidade do sono. Se você dorme bem e fica relaxado, mas, mesmo assim, sente muito sono durante o dia e tem dificuldade para trabalhar, o desinteresse pela atividade profissional pode ser a razão. Pense sobre isso veja se mudanças na carreira podem trazer benefícios para você.

Problemas de saúde

Quem sente muito sono no trabalho precisa checar também suas condições de saúde. Algumas doenças têm relação com esse sintoma. É muito importante consultar um médico para investigar o problema e receber diagnóstico e tratamentos adequados. Veja exemplos:

  • apneia do sono: a pessoa com essa condição para de respirar algumas vezes enquanto dorme, o que atrapalha o sono e compromete o descanso;
  • síndrome crônica de fadiga: a exaustão persistente é um dos sintomas dessa síndrome, que é
  • acompanhada de dores nos músculos e articulações;
  • intolerância alimentar: pessoas com intolerância podem sentir cansaço e sono depois de comer determinados alimentos;
  • perturbações no ritmo circadiano: organismos com essa dificuldade ficam desregulados e as pessoas sentem sono em horários incomuns;
  • narcolepsia: pessoas com esse distúrbio tem sonolência excessiva e, em casos extremos, podem chegar até mesmo a dormir subitamente.

Como superar essas dificuldades?

O primeiro passo para resolver a questão é identificar e tratar as causas do problema. Se for algo relacionado à saúde, é indispensável buscar tratamento médico rapidamente. Veja outras dicas que podem ajudar:

Melhore a qualidade do seu sono

Algumas mudanças ajudam você a dormir melhor. O ambiente onde você dorme precisa ser confortável e convidativo, com temperatura agradável. A escolha de um bom colchão também é fundamental para que você consiga dormir bem e acordar mais relaxado.

Além disso, garanta pelo menos oito horas de sono por noite. Essa é uma média geral considerando toda a população, mas algumas pessoas podem sentir necessidade de mais tempo de descanso. Se for o seu caso, preze pela sua qualidade de vida e vá para cama cedo. É muito importante conhecer o seu corpo e atender às necessidades dele.

Outro aspecto que ajuda a melhorar o sono é organizar uma rotina adequada. O ideal é dormir e acordar sempre nos mesmos horários. Na hora de deitar, evite deixar as luzes acesas ou aparelhos eletrônicos ligados. Lembre-se que antes de dormir não é o momento de consumir alimentos e bebidas estimulantes ou realizar trabalhos ou exercícios físicos intensos.

À noite, a sua rotina precisa ser mais calma para facilitar a produção do hormônio do sono (a melatonina). O corpo precisa de escuro e tranquilidade para produzi-lo em doses adequadas. Para estimular a chegada do sono, tome um banho relaxante e escute músicas tranquilas. Técnicas de alongamento dos músculos e relaxamento do corpo também podem ser úteis.

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Tire intervalos para espantar o sono

Algumas atitudes simples podem afugentar o sono e aumentar sua concentração e produtividade. A primeira dica é consumir um produto que está sempre disponível nos locais de trabalho: o café. A cafeína estimula o nosso cérebro e nos deixa mais dispostos.

Escutar músicas animadas também ajuda a estimular o cérebro. Mas, quando a exaustão está muito presente, a ação mais efetiva é render-se a um cochilo. Você pode aproveitar a hora do almoço para dormir um pouco e relaxar o corpo e assim voltar ao trabalho mais descansado.

Outra dica que faz a diferença no seu dia a dia é cuidar da alimentação. Durante a rotina de trabalho, evite comer em grande quantidade e ingerir alimentos pesados — opções com muito açúcar ou carboidrato, por exemplo, estimulam o sono.

Praticar exercícios físicos também é benéfico para quem não quer sentir sono durante o dia. Se possível, tenha uma rotina de exercícios antes do trabalho, assim você vai ter mais energia. Para quem não tem essa opção, apenas levantar da mesa e movimentar o corpo já estimula a circulação sanguínea, ajudando a espantar o sono e manter o foco.

O excesso de sono no trabalho, apesar de ser uma condição comum, não pode ser tratado como algo normal. É preciso identificar o que está causando esse problema para poder tratá-lo de forma correta. Cuidar da saúde e dormir bem são ações importantes para garantir sua produtividade.

Quer aumentar a qualidade das suas noites de sono? Leia esse artigo com seis estratégias para dormir cedo!

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