Relaxamento

Qual a importância do travesseiro para grávida? Confira!

  • 11 de setembro de 2019
travesseiro para grávida

gravidez é uma fase muito especial para as mulheres. Trata-se de um período cheio de alegrias, em que uma nova vida está sendo formada para completar a família. Mas essa etapa também traz inúmeras mudanças ao corpo feminino e alguns desconfortos, devido ao peso da barriga e às modificações que ocorrem para gestar o bebê.

Para atravessar a gestação de forma agradável, é fundamental cuidar da saúde e procurar formas de aumentar o conforto. Pensando no assunto, trouxemos neste post uma dica muito especial: o travesseiro para grávida, um ótimo aliado do sono confortável e reparador.

A seguir, saiba como escolher o modelo ideal, quais são seus benefícios e outras informações importantes relacionadas ao sono na gravidez. Confira!

Quais são as alterações do sono na gravidez?

Sabemos que um dos problemas das gestantes está relacionado ao sono. Em um primeiro momento, é difícil dormir durante toda a noite, visto que as futuras mamães levantam inúmeras vezes para ir ao banheiro. Além disso, fica complicado se posicionar de forma confortável, devido ao peso da barriga e à dor nas costas.

No primeiro trimestre, embora ainda não tenha a barriga, é bastante natural que a futura mamãe se sinta cansada e com muito sono. Nos primeiros meses de gestação, a gestante se cansa em qualquer atividade, portanto a cama é um dos locais mais procurados.

Tal alteração pode ocorrer mesmo entre mulheres que sempre dormiram pouco ou eram bastante agitadas. Isso acontece porque o corpo está se preparando para gerar uma nova vida.

A circulação, por exemplo, aumenta cerca de 1/3, havendo mais esforço da bomba cardíaca. Além disso, existem hormônios diferentes no corpo — que podem causar alterações como sono excessivo, enjoos e náuseas.

Segundo trimestre

No início do segundo trimestre, os sintomas de cansaço tendem a desaparecer. Como a barriga ainda não está grande, essa fase é relativamente tranquila para as mulheres durante a gestação.

Algumas já se levantam com alguma frequência para irem ao banheiro, pois os rins trabalham mais durante a gravidez (ou seja: filtram uma maior quantidade de sangue). No entanto, a bexiga ainda não está comprimida.

Terceiro trimestre

No início do terceiro trimestre, já na reta final da gestação, a fadiga retorna. Isso porque o bebê está bem grande e pesado, o que aumenta cerca de 10 a 12 quilos no peso habitual da mulher. O esforço para carregar o barrigão sobrecarrega as costas e pernas, que podem ficar doloridas ou inchadas. Todas essas alterações prejudicam o sono.

No último trimestre, devido ao tamanho do bebê, os órgãos se encontram apertados. Esse é o caso da bexiga, que fica com sua capacidade reduzida. Assim, a futura mamãe precisa levantar com frequência durante a noite, o que não permite que o sono seja reparador e profundo.

Como melhorar o sono durante a gestação?

A posição é um dos fatores que pode afetar positiva ou negativamente o sono. A mais indicada para dormir bem é a de lado. Para as grávidas, essa opção também é confortável, visto que a barriga fica apoiada no colchão.

Além disso, é promovido um alinhamento saudável da coluna, respeitando suas curvaturas fisiológicas. Assim, evita-se a piora das dores nas costas, que são bastante comuns nessa fase da vida.

Outra vantagem é que a cabeça fica na mesma altura do coração, permitindo uma circulação otimizada, o que é muito positivo para o bebê e a mãe. Mas quem adota tal posição deve tomar o cuidado de escolher um travesseiro da altura dos ombros, para não sobrecarregar o pescoço e favorecer o alinhamento da coluna cervical.

Dormir do lado esquerdo (se possível) é ainda melhor, visto que o sistema linfático predomina nele. Sua função é drenar o acúmulo de linfa, um inchaço bastante comum na gravidez. Outro ponto positivo é a otimização do sistema gastrointestinal, uma vez que as gestantes podem sofrer com a constipação.

Uso de travesseiros entre as pernas ou para o corpo

Para tornar a posição ainda mais confortável, é indicado que a mulher também tenha um travesseiro de espessura fina e posicione-o entre as pernas. Assim, evita-se que uma perna fique sobre a outra, causando inchaço ou câimbras no dia seguinte.

Outro travesseiro para grávida bastante indicado é o de corpo. Provavelmente você já ouviu falar sobre ele, certo? O modelo é bastante comprido e costuma medir  1,45 m.

O travesseiro de corpo também é facilmente moldável aos contornos corporais, podendo ser posicionado entre as pernas ou como apoio para a cabeça. Além disso, ele se encaixa na barriga e serve como meio de sustentação para deixar a mamãe mais confortável e segura durante o sono.

Como escolher o travesseiro para grávida?

É interessante pesquisar todos os tipos de materiais para escolher o mais adequado. Os travesseiros de fibra siliconizada são leves e muito macios. Além disso, têm um “efeito mola”, ou seja, o travesseiro retorna para a forma original sem deformações. Assim, tal modelo pode ser interessante para ficar entre as pernas ou no tornozelo, por exemplo.

Já as mulheres que preferem travesseiros mais firmes podem escolher os de espuma, que são ideais para sustentar o pescoço durante o sono. Há alguns modelos de espumas, como a Látex, a de Viscoelástica e Ultramacia. Para não errar na decisão, a dica é experimentar!

Como falado, a altura é fundamental para garantir o alinhamento correto da coluna e, consequentemente, uma boa noite de sono. Para quem dorme de lado, a posição indicada às grávidas, a altura do travesseiro deve possibilitar um alinhamento de 90º entre o pescoço e os ombros.

Atente ao material e às trocas necessárias

Por fim, é essencial dar preferência a materiais duráveis e de qualidade. Ou seja: além de atentar ao preço, deve-se procurar pelo melhor custo-benefício entre as marcas conceituadas no mercado.

Mesmo tomando todos os cuidados para a conservação dos travesseiros, recomenda-se trocá-los a cada um ano. Isso porque há a tendência de acumular ácaros e poeira, além das deformações provocadas ao longo do tempo.

E então, entendeu por que a escolha do travesseiro para grávida é tão importante? O item ajudará a futura mamãe a descansar por mais tempo e com maior qualidade, o que é essencial a uma gravidez saudável.

Quer ler mais dicas sobre sono saudável e outros assuntos interessantes? Siga-nos agora mesmo nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários