Dicas

Vai pegar estrada? Veja como não dormir ao volante

  • 21 de fevereiro de 2018
Como não dormir ao volante

Sempre que se aproximam as férias ou os feriadões as pessoas passam a falar todas do mesmo assunto: aquela viagem tão esperada! Entre o planejamento dos detalhes e a expectativa do descanso ou da diversão, é preciso ter atenção para não dormir ao volante.

Todos os anos os órgãos de trânsito realizam campanhas para conscientizar os motoristas sobre os cuidados na direção, a fim de diminuir o número alarmante de acidentes. Se você quer garantir a segurança da sua viagem, fique atento às dicas que trouxemos neste post!

Promoção desconto 10%

Esteja bem para dirigir

O primeiro passo é refletir se você está em boas condições para pegar a direção. Antes de viajar, é fundamental que o motorista tenha uma boa noite de sono e esteja descansado. Além disso, evite iniciar uma viagem de carro se você estiver estressado ou irritado.

Para sair com tranquilidade, planeje todos os detalhes com antecedência. A correria de arrumar malas ou resolver problemas em cima da hora pode afetar seu emocional e deixar você mais propenso a se desconcentrar no trânsito.

Evite alimentação pesada

Outro cuidado importante é não comer alimentos muito pesados. Nada de almoçar uma feijoada daquelas e depois pegar a estrada, ok? Comidas pesadas ou o excesso de carboidrato podem causar desconforto estomacal ou a sensação de sonolência. Por isso, prefira refeições leves e estimulantes.

Escolha o melhor horário para viajar

Antes de se comprometer com seus familiares ou amigos, reflita sobre os horários que você sente mais sono. É aconselhado evitar dirigir logo depois do almoço ou no fim da noite, por exemplo. Esses períodos são conhecidos por uma maior sensação de relaxamento e pela presença do sono.

Sempre que possível, viaje durante a manhã ou depois das 14h. Se for preciso dirigir à noite ou de madrugada, redobre os cuidados com o seu bem-estar e a atenção no trânsito. Se sentir qualquer sinal de cansaço excessivo, pare o carro e siga viagem somente depois de dormir.

Vá acompanhado e tenha um papo descontraído

Se todos no carro estão calados ou dormindo, fica mais difícil o motorista se manter desperto e atento. Além de ajudar você a não dormir ao volante, viajar conversando com amigos e familiares também torna o caminho mais rápido e divertido. Só tenha cuidado para não se envolver demais na conversa e tirar a concentração do trânsito.

Ligue o som

Se o grupo foi antes e você precisa viajar sozinho ou se seus acompanhantes não emplacarem uma conversa interessante, uma estratégia bacana é ligar o som. Esse estímulo desperta seu cérebro e ajuda você a evitar o sono. Claro que é preciso escolher músicas animadas, pois as lentas aumentam a sonolência.

Tome cuidado ao ingerir medicamentos

Há remédios que causam sensação de sono. A dica é ler a bula com atenção e conhecer os efeitos colaterais dos medicamentos. Alguns comprometem a capacidade de concentração e interferem nos reflexos. Evite dirigir logo depois de tomar antialérgicos e alguns antigripais, por exemplo.

Faça paradas para descanso

Sempre que você precisar fazer uma viagem longa, é importante parar no caminho para relaxar. Essa é a melhor maneira de prevenir o risco de dormir ao volante. Ao planejar o roteiro, já identifique um ou mais pontos onde você pode fazer paradas para descansar com conforto. Assim você espanta o sono e retoma a direção com mais energia.

A segurança é um passageiro indispensável na sua viagem de férias ou de carnaval! Prepare-se para não dormir ao volante e aproveite a estrada da melhor forma. Seguindo essas dicas você chega ao destino pronto para curtir muito os dias de folga!

Quer lutar contra a sonolência também na volta das férias? Leia nosso post sobre sono no trabalho!

Colchões Americanflex

Sem Comentários

Responder