Dicas

Dicas para o seu filho parar de fazer xixi na cama

  • 6 de fevereiro de 2020

Por que a criança faz xixi na cama, afinal? A explicação tem a ver com o desenvolvimento neuropsicomotor infantil. Quando pequenas, elas ainda não têm condições de controlar a saída da urina, por isso, a necessidade do uso de fraldas.

Já quando chegam aos cinco anos, a maioria delas já não precisa utilizar a fralda e é capaz de “segurar” o xixi quando está dormindo. Porém, há uma parcela dos pequenos que sofre de enurese noturna e, por isso, não consegue impedir o escape urinário.

Neste artigo, vamos explicar o que é enurese noturna, além de elencar por quais motivos a criança faz xixi na cama e dar 9 dicas práticas para que o seu filho deixe de molhar os lençóis e o colchão o quanto antes. Acompanhe!

O que é enurese noturna?

A enurese noturna é a falta de controle urinário durante a noite em crianças com mais de cinco anos de idade. Em muitos casos, elas sequer têm doenças no rim ou disfunção na bexiga. Mas ainda assim, não são capazes de “segurar” a urina enquanto dormem. Logo, é preciso descobrir a causa do problema para tratá-lo de maneira apropriada.

Por que a criança faz xixi na cama?

Até os cinco anos, é muito comum as crianças fazerem xixi na cama. Isso acontece porque elas estão em fase de amadurecimento e ainda não têm condições de controlar completamente os comandos da bexiga.

Entretanto, aos quatro anos, 85% dos pequenos é capaz de responder por conta própria aos sinais emitidos pelo órgão durante o dia, ao passo que o controle noturno ocorre por volta dos seis anos.

Outra boa notícia é que, a partir dos três anos, é possível ensinar o seu filho a parar de fazer xixi na cama. Mas é claro que o processo exige paciência, uma vez que cada criança lida de uma forma diferente com a micção, ou seja, a evacuação urinária.

Porém, quando a criança tem enurese noturna, os pais precisam buscar a ajuda de um especialista (pediatra e/ou urologista). Aliás, as causas do descontrole urinário são multifatoriais e devem ser investigadas. Veja, a seguir, por quais razões a criança faz xixi na cama!

Genética

Quando um dos pais ou ambos tiveram enurese durante a infância, a criança corre o risco de apresentar o mesmo diagnóstico. No primeiro caso, as chances de desenvolver o problema são de 40%. Já na segunda situação, são de 60%.

Aumento da produção de urina

Por deficiência hormonal, muitas crianças aumentam a produção de urina no período noturno. Assim, elas acabam fazendo xixi na cama na hora do sono.

Infecções urinárias, problemas na bexiga e outras doenças

Doenças que afetam o sistema urinário também contribuem para o escape do xixi durante o sono. A enurese noturna é observada, ainda, em crianças que sofrem de contrações involuntárias na bexiga e, até mesmo, diabetes. Além disso, ela está associada à constipação intestinal.

Apneia do sono

Outra causa apontada para a falta de controle urinário são os distúrbios do sono — como a apneia —, que afetam a qualidade do repouso noturno.

Desfralde precoce

O desfralde noturno precisa ocorrer quando a criança atinge o desenvolvimento neuropsicomotor esperado. Ao antecipar o processo, há o risco de o seu filho fazer xixi na cama à noite.

Fatores psicológicos

A criança faz xixi na cama, também, por fatores emocionais. Um exemplo é quando elas deixam de ser o centro das atenções devido à chegada do novo irmão (ou da nova irmã). O estresse e a ansiedade são outros gatilhos para o problema. Logo, a psicoterapia é um dos tratamentos indicados.

Porém, a depender da causa da enurese noturna, outros recursos são recomendados, como o uso de medicamentos, a fisioterapia e as terapias comportamentais. Nesse período, é fundamental, ainda, que os pais entendam a fase pela qual seu filho está passando e o apoiem da melhor maneira, para não agravar ainda mais a situação.

Como evitar que seu filho faça xixi enquanto dorme?

Confira, abaixo, dicas úteis e práticas para evitar que a criança faça xixi na cama na hora do repouso!

1. Não dê líquidos antes de a criança dormir

O consumo de líquidos deixará a bexiga cheia. Assim, vai ser difícil para a criança “segurar” o xixi durante o sono.

2. Leve a criança para fazer xixi antes de dormir

Esvaziar a bexiga antes de dormir é uma excelente ideia, uma vez que contribui para o controle da urina no período noturno.

3. Incentive o seu filho com um calendário semanal

Você pode montar um calendário semanal junto com o seu pequeno. A ideia é colocar uma carinha feliz nos dias em que ele não fizer xixi na cama.

4. Jamais recorra às fraldas

Se o seu filho não está na idade de usar fraldas, não há motivo para você recorrer a elas na hora de colocá-lo para dormir. Isso pode constrangê-lo, o que só vai piorar a situação.

5. Habitue o seu filho a fazer xixi durante o dia

O ideal é que a criança faça xixi de três em três horas durante o dia. Portanto, incentive o seu filho a ir ao banheiro para auxiliar no controle da bexiga na hora do sono.

6. Não culpe a criança

Culpar a criança não vai resolver o problema. Pelo contrário, pode agravar a situação. Lembre-se: seu filho está em fase de desenvolvimento. Logo, é natural que “acidentes” ocorram.

7. Tenha cuidado com comidas e bebidas que irritam a bexiga

Especialmente à noite, as comidas muito salgadas devem ser evitadas, pois dão mais sede. Cafeína e bebidas cítricas também não são recomendadas, uma vez que irritam a bexiga.

8. Observe se o seu filho está com prisão de ventre

Fezes difíceis de serem eliminadas vão exercer uma pressão maior sobre a bexiga e comprometer a normalidade de seu funcionamento. Como vimos, o problema é uma das causas do descontrole urinário.

9. Procure o pediatra, se necessário

Caso as medidas acima não funcionem e o seu filho já tenha completado cinco anos, é recomendado procurar ajuda médica. O mesmo é aconselhado quando a criança volta a fazer xixi na cama com frequência, após alguns meses sem urinar durante o sono.

Nessa situação, apenas o médico poderá realizar o correto diagnóstico e prescrever o tratamento adequado, se julgar necessário. Os cuidados podem envolver a medicação e um trabalho de cunho comportamental, a depender de cada caso.

Passada a fase da micção noturna, é hora de comprar um colchão novo para o seu filho. Para acertar na escolha, alguns critérios precisam ser observados, tais como optar por um produto adequado ao peso da criança, de alta qualidade e durabilidade e feito de espuma. Assim, as boas noites de sono do seu pequeno estarão garantidas.

Entendeu por que a criança faz xixi na cama? É preciso ficar atento e, se necessário, buscar ajuda médica. Porém, com paciência, diálogo e incentivo, logo o seu pequeno se livrará das fraldas ou do incômodo que é acordar com as roupas íntimas molhadas.

Gostou das nossas dicas para eliminar a micção do seu filho durante o sono? Se quiser ficar por dentro de outras novidades deste blog, curta a nossa página no Facebook já!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder