Dicas

Quer conhecer mais sobre Yoga e seus benefícios? Vem saber mais sobre o Thiago de Pizzol

  • 16 de junho de 2017
Quer conhecer mais sobre Yoga e seus benefícios | Americanflex

Nosso convidado dessa semana é o Thiago de Pizzol, de São José do Rio Preto – SP.

Ele é Instrutor de Yoga e Meditação, trabalha como instrutor de Yoga há 7 anos, e desde muito novo estuda, pesquisa e vive o Yoga como um caminho de cura e elevação da consciência. Desde 2013 trabalha como instrutor no Curso de formação para Professores em Hatha Vinyasa Yoga com Lilian Cruz. Hoje atua como parceiro em um espaço com 17 anos de tradição em Rio Preto e região o Yoga Corpo Consciência.

Promoção desconto 10%
BA:  Como o Yoga contribui para a saúde e para o corpo e mente?

O Yoga enxerga e trata o ser de forma integral onde corpo, mente e vitalidade não são vistos e trabalhados de forma separada.

Quando colocamos o corpo em movimento em uma aula de Yoga, direcionamos nossa atenção consciente para o movimento ou postura que está sendo feita conectando uma respiração profunda e ritmada.

O movimento alinhado com a respiração dissolve as tensões do corpo e estados de resistência interna promovendo uma sensação de bem-estar, calma e aumento da vitalidade.

Ao alcançar um estado de calma mental e relaxamento corporal o desequilíbrio ao qual chamamos de doença não tem como permanecer.

Por exemplo: quem sofre de fibromialgia que é uma síndrome que provoca dores por todo corpo e por longos períodos, ao experimentar o relaxamento profundo percebe uma diminuição gradual ou até mesmo definitiva das dores.

Pessoas hipertensas ao praticarem Yoga por um tempo mínimo constatam uma diminuição significativa na pressão arterial.

Uma mente agitada e descontrolada está em constante estado de stress e agitação produzindo cortisol em excesso no organismo causando diversos desequilíbrios como: Aumento do peso, Diabetes, Pressão Alta, Envelhecimento precoce e etc…

Os exercícios de concentração e as práticas de meditação do Yoga ajudam a direcionar de forma eficiente a mente trazendo um equilíbrio sistêmico do corpo, mente e emoções.

B.A:  Qual a importância do descanso e uma noite bem dormida para a respiração, consciência e equilíbrio?

O primeiro relato que recebo de meus alunos quando começam a praticar Yoga é: Professor, estou dormindo sem precisar de medicação! Professor a qualidade do meu sono melhorou consideravelmente!. A prática do Yoga induz a produção de Serotonina, hormônio relacionado ao prazer!

Quando nos deitamos para dormir, a serotonina é absorvida pela glândula pineal que a transforma em melatonina, fazendo-nos pegar no sono. Um descanso com qualidade é de vital importância para nosso humor, rejuvenescimento dos tecidos e equilíbrio mental.

B.A:  Como os exercícios respiratórios do Yoga podem auxiliar no stress e ansiedade?

A forma como respiramos esta diretamente relacionada com os nossos estados internos de humor e clareza mental. Em situações de stress, nossa respiração se torna curta e rápida e experienciamos uma sensação de falta e um estado pobre em recursos.

Conforme aprofundamos nossa respiração experimentamos um estado de calma e tranquilidade, de força e clareza mental. Os exercícios respiratórios do Yoga conseguem alterar nossos estados emocionais e fisiológicos, aumentando ou diminuindo a temperatura corporal, acelerando ou acalmando nosso coração, induzindo a calma ou estado de alerta.

Quando precisamos falar algo difícil para alguém a primeira coisa que fazemos é tomar uma respiração profunda, certo?!

B.A:  Como desenvolver a respiração de forma saudável?

Respirar é a tecnologia mais avançada ao qual nós os seres humanos viemos equipados! Em uma aula de Yoga aprendemos a utilizar de forma correta e eficaz toda a musculatura responsável para que a respiração aconteça.

A melhor respiração é a que acontece de forma completa onde ao inspirar o ar preenche a capacidade máxima do pulmão trazendo mais oxigênio para o sangue, e ao exalar o ar é expelido completamente eliminando o produto da respiração que é chamado dióxido de carbono.

Estudos demonstram que a respiração é responsável por cerca de 70% da eliminação das toxinas do corpo, 20% o suor e o restante urina e fezes.

Portando vou dizer para você que está lendo este texto a frase que mais falo para meus alunos: RESPIRA CRIATURA!

B.A:  Fale um pouco sobre o Prana.

Prana é vida e vitalidade e é conhecido no Yoga como a energia que compõe o universo! Em outras linhas e tradições é conhecido como Ki ou Chi.

Tudo que está vivo tem Prana pois ele sustenta as formas e todo o movimento da vida.

O Prana pode ser absorvido ao tomar sol, ao respirar, ao comer, ao escutar uma música, ao ver algo belo aos seus olhos, ao entrar em contato com a natureza!

Ao comer alimentos processados por exemplo, estamos ingerindo pouco ou nenhum prana gerando um estado de baixa energia para o corpo/mente. Os alimentos vivos como frutas e vegetais são extremamente ricos em Prana tendo a capacidade de nutrir e curar as células.

Uma vida saudável é uma vida rica em Prana!

Pratique Yoga, Respire fundo, se alimente de equilibrada e frugal, beba bastante água, tire um tempo para relaxar com a família e seja Feliz!

Agora que já sabe um pouco mais sobre o tema, conheça nossos modelos de colchão para ter um descanso de qualidade.

Colchões Americanflex

Sem Comentários

Responder